fevereiro 13, 2019

[Cidadania] A era do individualismo online

Há alguns anos foi divulgada uma charge que mostrava qual seria a reação das pessoas hoje em dia em um acidente: iriam preferir filmar e fotografar, em vez de se salvarem.


Infelizmente, nós vimos recentemente que essa charge não está tão distante da realidade quanto gostaríamos :(

Durante o triste acidente de helicóptero que causou a morte do jornalista Ricardo Boechat, dia 11/02, um vídeo gravado no momento do acidente mostra uma mulher, a vendedora Leilaine da Silva, heroicamente tentando salvar o motorista do caminhão que colidiu com o helicóptero. Leilaine contou que estava em uma moto pilotada pelo marido no momento do acidente e assistiu de perto a queda do helicóptero. Ela desceu da moto e correu para salvar a vida do motorista do caminhão, quebrando o vidro do caminhão com um capacete para retirar o motorista.

Um detalhe: enquanto Leiliane arriscava sua vida e pedia ajuda para socorrer o motorista, vários homens a sua volta apenas se importavam em filmar a cena, ao invés de ajudar.


O vídeo é impressionante e assustador, por mostrar a contraposição entre a coragem de poucos e a reação patética das pessoas que estavam mais preocupadas em gravar a cena do que socorrer o acidentado.

Se alguém tinha alguma dúvida, infelizmente acabamos de receber a prova de que atingimos a era da individualidade. As pessoas estão mais preocupadas em si mesmo, em buscar a fama pessoal, do que ajudar o próximo.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.