fevereiro 11, 2019

[Segurança] Uma Campus Party com muita segurança (cibernética)

Nesta semana, de 12/02 a 17/02, teremos mais uma edição da Campus Party Brasil (aqui em São Paulo).

Por isso eu quero destacar uma coisa muito legal que estou vendo acontecer na edição deste ano: a grande quantidade de atividades de segurança organizada por comunidades! Depois de dois anos de um hiato com raras atividades na grade, neste ano a programação está cheia e bem diversificada, graças a varias comunidades:
Há muitos anos eu vou na Campus Party Brasil (CPBR). Para ser mais preciso, desde a 2a edição e só faltei alguns poucos anos. O tema de segurança sempre esteve presente no evento, as vezes com maior ou menor destaque. Em 2010, por exemplo, o principal keynote do evento foi o Kevin Mitnick, para delírio da galera! Durante alguns anos a CPBR manteve um palco dedicado a redes e segurança, organizado pelo pessoal do NIC.br e CERT.br. Além disso, era comum ver uma parte do pessoal de segurança se encaixando na programação de outros palcos, geralmente junto ao palco de software livre.

Com a reorganização dos palcos em 2017 (ou 2018?) deixou de existir uma área dedicada a redes e segurança da informação. Mas mesmo assim, algumas poucas atividades aconteceram, ou espalhadas na grade geral ou na bancada que os hackerspaces brasileiros sequestram e se apropriam todos os anos.

No caso dos hackerspaces, nós ocupamos a CPBR desde o surgimento do Garoa, em 2011, e a partir de 2012 começamos a sequestrar uma bancada (ou meia bancada) dedicada para nós. Desde 2015 começamos a organizar a bancada do “Dumont Hackerspace”, ou seja, um espaço para juntar todos os participantes, interessados, e curiosos sobre hackerspaces de todo o Brasil. Sempre usamos esse espaço para atividades de eletrônica, programação, jogos, bate-papo e, claro, segurança. Em alguns anos organizamos também competições de CTF, com a ajuda do pessoal do CTF-BR.

Eu, particularmente, fico muito contente em ver a programação deste ano. Prefiro ver muitas atividades nascendo espontaneamente das comunidades do que serem oferecidos arbitrariamente por uma entidade. Não quero desmerecer o esforço do CERT.br, mas eles escolhiam as palestras com base na vontade deles e seus convidados, o que é bem diferente de ver um conteúdo escolhido pelas próprias pessoas que querem consumir esse conteúdo.

PS: Além disso, nesse ano teremos a segunda edição do "Campus Summit Executive", uma mini versão de 2 dias voltado para o público corporativo em parceria com a Daryus, nos dias 13/02 (palestras) e 14/02 (visita guiada no espaço da CPBR).

Mais informações:
PS/2 (adicionado em 12/02): Grade de Palestras da OWASP SP na Campus Party 2019

PS/3 (14/02): Adicionado link para as atividades da Flipside na CPBR. E seguem algumas fotos das comunidades no evento:


    

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.