agosto 06, 2019

[Segurança] A origem do Phishing

Em um artigo no blog da Axur, sobre um infográfico sobre Phishing (veja meu comentário no blog sobre ele), eles contam como foi a origem desse ataque. Segue uma transcrição:
O phishing nasceu na década de 90 e o termo foi criado por criminosos que, naquela época, utilizavam uma ferramenta conhecida como AOHell para roubar credenciais de usuários da America Online (AOL). Essas contas – que quase sempre vinham acompanhadas de números de cartões de crédito – eram posteriormente negociadas e trocadas por softwares de hacking ou programas pirateados.

Usando a AOHell, os golpistas se passavam por funcionários da AOL e pediam as senhas das vítimas, geralmente sob o pretexto de “verificar a sua conta” ou “atualizar informações de cobrança”. Visto que tais armadilhas não eram comuns naquela época, os criminosos invariavelmente tinham sucesso.

A “moda” pegou e muitos criminosos começaram a usar a técnica fora da AOL para obter informações preciosas e lesar internautas desavisados. Hoje, o phishing já é um dos maiores problemas para o mercado global de segurança digital – ao longo de 2018, foram registradas mais de 1 milhão de notificações de e-mails ou mensagens com conteúdo malicioso ao redor do mundo inteiro.
Veja um screenshot do tal do AOHell:


O Scan Nigeriano é um dos golpes mais antigos, que remonta dos primórdios da Internet. E até hoje faz muitas vítimas. Consiste em um pedido de ajuda (originalmente em nome de um rei ou príncipe africano), que busca uma alma caridosa para receber e repassar uma grande quantidade de dinheiro - em troca de uma generosa porcentagem. Esse golpe também é conhecido como "419 fraud".

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.