setembro 06, 2019

[Segurança] Sobre vazamento de dados

Eu li um artigo interessante, que analisou algumas características e estatísticas dos últimos vazamentos de dados, um problema constante no dia-a-dia.

Os pesquisadores identificaram que nenhuma empresa está imune à possibilidade de violação de dados. Eles analisaram as principais violações de dados de 2014 até 2018 e identificaram que houve uma grande variedade de ataques empregando estratégias diferentes, o que torna mais complexo a tarefa de garantir a segurança dos dados. Este estudo inclui 182 organizações diferentes, incluindo empresas públicas e privadas, agências governamentais e instituições de ensino.

O que me chamou a atenção nesse artigo foi que os pesquisadores identificaram que as violações de dados parecem acontecer em ciclos, em relação a forma como ocorrem (tipos de empresas atacadas e técnicas de ataques). Ou seja, de tempos em tempos, alguns setores são mais visados do que outros.

Veja algumas tendências que o artigo aponta em termos de ataques e tipos de negócios envolvidos em violações de dados:
  • Em 2014 as violações de dados pareciam ter como alvo principalmente os sistemas de ponto de venda (POS) na loja (79% dos casos). Não é de se espantar, portanto, que 75% das instituições-alvo foram empresas de varejo;
  • Em 2015 houve um aumento nos ataques a sistemas online para obter informações (90% dos casos). 2015 viu 24% de violações em empresas de tecnologia, 19% em organizações médicas e 14% em entretenimento, mas apenas 10% das organizações afetadas estavam no ramo de varejo; 
  • O ano de 2016 teve o hacking on-line como a ocorrência mais comum (72% das vezes). O ano de 2016 trouxe violações em organizações de tecnologia (21%), do setor médico (17%), social (8%) e governamental (8%);
  • Em 2017 e 2018 ocorreu um aumento no número de vazamentos ocorridos em função de erros das empresas - embora os ataques online ainda fossem comuns. Igualmente, nesses anos manteve-se uma tendência de atacar empresas do setor de tecnologia, médica, social e governamental.
  • Em 2018 as empresas de criptomoedas também tornaram-se alvos de ataques, com 2 hacks que totalizaram uma perda de mais de US$ 69 milhões de dólares em moeda online sendo roubada.


Recentemente estamos vendo com mais frequência casos de ataques e vazamento de dados relacionados ao setor Financeiro (vaja, no Brasil, os casos do Banco Inter e Panamericano, além do recente ataque ao banco americano Capital One). Também está se tornando comum os casos de vazamento de dados causados por armazenamento desprotegido em servidores em Nuvem (os famosos "buckets").

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.