setembro 20, 2019

[Carreira] Setembro Amarelo também vale para os profissionais de TI e Segurança!

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, organizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Esse é um problema que deve ser tratado por toda a sociedade e, principalmente, de forma a evitar o preconceito com as pessoas que sofrem problemas de depressão ou distúrbios psicológicos que podem levar ao suicídio. O tabu que cerca esse assunto é um dos principais dificultadores para a prevenção e tratamento. Poucas pessoas entendem que a depressão é uma doença, e por isso eve ser tratada seriamente por profissionais.


Só no Brasil, foram cerca de 12 mil suicídios registrados em 2016, principalmente entre os jovens. É uma das principais causas de morte entre os jovens. A maior parte deles está relacionada a doenças, como depressão e transtorno bipolar.

Caso você conheça alguém que precisa de ajuda, lembre-se que saber escutar com empatia é importante. Além disso, o apoio de um profissional da saúde é essencial. O CVV também está disponível 24 horas por dia para ajudar qualquer pessoa que precisar através do número 188. A ligação é gratuita e anônima.

O que não podemos esquecer é que depressão e distúrbios que levam ao suicídio podem acontecer também com profissionais de TI e de Segurança da Informação. Afinal, além de sermos humanos, trabalhamos em uma área aonde o stress e pressão profissional é constante.


Muitos profissionais de TI e SI sofrem com rotinas de trabalho acima de 8h por dia, trabalhar em esquema de plantão, viagens constantes, além de pressão por resultado, dificuldade em se manter atualizado e os problemas normais do dia-a-dia. Isso se você tiver a sorte de trabalhar em uma empresa aonde seu gestor não tenha comportamento abusivo. A falta de mão de obra no mercado tecnologia também acaba trazendo mais pressão para os profissionais, que muitas vezes são obrigados a acumular muitas tarefas e responsabilidades pois as empresas tem dificuldade de contratar novos colaboradores e expandir seus times.

Para quem trabalha com segurança, sofremos também com a pressão de novos ataques acontecendo a todo momento e com o risco de ser vítima de um ataque desses - na sua vida pessoal ou na empresa.

É muita pressão. Não é a toa que stress é muito comum na área de tecnologia, e "burn out" é uma palavra que já está no dicionário do profissional de segurança há alguns anos.

As minhas sugestões:
  • Mantenha-se saudável: Saiba reservar um tipo para você descansar e desligar do trabalho. Faça exercícios, tente manter um número razoável de horas de sono por dia. Respeite o seu corpo;
  • Não leve a pressão do trabalho para casa;
  • Valorize a sua vida pessoal mais do que a profissional. Se você não fizer isso, ninguém fará por você - muito menos a sua empresa e seu chefe. Sempre que possível, priorize seus compromissos com família e amigos. Você pode mudar de emprego, mas não muda de família. Várias vezes eu deixei de ir em um compromisso pessoal por conta do trabalho, e. me arrependo. Certa vez eu deixei de ir no casamento de um grande amigo porque tinha uma viagem de trabalho marcada. Eu não lembro qual viagem era, para onde nem por qual motivo, mas até hoje lembro que não fui no seu casamento - então, quem você acha que foi o mais importante no longo prazo?
  • Mantenha um horário de trabalho adequado: Eu gosto de trabalhar até tarde, ma sem compensação eu chego tarde. Cada pessoa tem seu ritmo de trabalho, logo não vejo problema em segui-lo. O problema é quando você não respeita o seu ritmo e trabalha acima do que deveria. Eu tento manter uma regra, mesmo quando estou sobrecarregado de trabalho: só entro no trabalho 12h depois de ter saído - tenho que ter pelo menos 12h de descanso;
  • Saiba dizer "não". Você está sobrecarregado de trabalho e surge uma nova demanda? Nós temos a tendência de aceitar esse trabalho extra, nos sobrecarregarmos e no final, não fazemos direito nem esse trabalho nem o trabalho do dia-a-dia. Quando chegar um trabalho extra, negocie prazos e prioridades. Se você precisa de 3 dias para terminar a tarefa atual, avise que só vai atender a nova tarefa daqui a 3 dias, ou negocie a prioridade - "eu faço isso, mas vou atrasar aquilo". Por já ter trabalhado em empresas americanas, eu vejo que isso é um problema cultural: nós sempre damos um jeito de encaixar a nova tarefa no dia-a-dia. O trabalhador americano não, ele simplesmente responde que vai fazer essa tarefa dentro de "x dias", num prazo determinado. Resultado? Nós fazemos as coisas mais "nas coxas", estamos sempre sobrecarregados, estressados e com as entregas atrasadas;
  • Mantenha o bom humor. Divirta-se. Tente sempre encarar o copo como "meio cheio". Pensamentos negativos atraem energias negativas, que atraem stress e te levam para o lado escuro da Força;
  • Goste do seu trabalho: passamos muito tempo no escritório e trabalhando fora dele. Passamos mais tempo com os colegas de trabalho do que com a família. Por isso, temos que gostar do que fazemos;
  • Apoie seus colegas: se você perceber que seu colega de trabalho está com problemas ou dificuldades, apoie, ajude. Ou, pelo menos, não atrapalhe nem piore a situação. Somos homens, não máquinas.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.