abril 07, 2020

[Segurança] Recursos online sobre segurança em tempos de Coronavírus

Por causa da nossa conhecida pandemia do Coronavírus (COVID-19), de repente as pessoas e as empresas foram obrigadas a se adaptar ao fenômeno conhecido como "lockdown", o bloqueio da circulação de pessoas em diversas cidades e países. Muitas empresas tiveram que adotar o home office às pressas, sem tempo de investir em tecnologia, treinamento e em suas políticas de trabalho remoto.


As empresas que até o momento não estavam acostumadas a prática de trabalho remoto são as que vão sofrer mais esses momentos iniciais, pois a infra-estrutura de tecnologia provavelmente não estava preparada, além do que os funcionários e os gestores não estão acostumados a trabalhar nesse regime. Mas o desafio é grande para todo mundo!

Algumas empresas criaram hotsites específicos para compartilhar informações e ferramentas relacionadas a pandemia. Diversas empresas de tecnologia estão oferecendo versões gratuitas de seus serviços e produtos para apoiar as empresas que precisaram investir emergencialmente em home office (como a CISCO, PaloAlto e RSA, entre diversas outras).

Acompanhe as diversas informações e recursos gratuitos que as empresas estão oferecendo:
É importante lembrar que o cenário de teletrabalho que vivemos hoje em dia é totalmente diferente do home office tradicional. Além de ter sido preparado às pressas, muitos funcionários estão trabalhando sem a devida infra-estrutura de home office (e tem dificuldade de melhorar, pois as lojas de móveis estão fechadas), com a família em casa (normalmente um cônjuge permanece no trabalho tradicional e os filhos na escola).

O grande desafio é manter as pessoas motivadas e produtivas em tempo de crise - pior ainda, com essa crise prometendo ser bem prolongada.

PS: Durante essa live, a advogada Gisele Truzzi fala sobre a importância de proteção de dados nesse cenário de pandemia. Veja também esse vídeo sobre fake news e fraudes eletrônicas.


PS/2: Post atualizado em 08, 09, 15, 16 e 27/04, em 19/05 e 08/06. Atualizado em 19/10.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.