fevereiro 26, 2020

[Cidadania] O Coronavírus (com memes!)

Hoje o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no Brasil: uma pessoa em São Paulo que chegou recentemente de viagem da Itália. Assim, o Brasil é o primeiro país da América do Sul com caso confirmado de infecção pelo vírus. Até o momento (26/02), o vírus causou 2.770 mortes, mas é considerado de baixa taxa de mortalidade - por isso, as autoridades acreditam que não há razão para pânico.

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Esse novo agente do coronavírus (SARS-CoV-2) foi descoberto em 31/12/19 na China, provocando a doença chamada de coronavírus (COVID-19).


O Mente Binária lançou uma campanha para ajudar na luta contra o coronavírus, divulgando informação sobre o assunto e como colaborar. Assista o vídeo do Papo Binário e compartilhe em suas redes para que mais pessoas sejam informadas e saibam como ajudar!


Já surgiram alguns dashboards com informações em tempo real sobre os casos de corona vírus no mundo. Eu já fiquei sabendo do dashboard criado pelo pessoal da Johns Hopkins University (o meu favorito, pelo design e por estar sempre atualizado), da Organização Mundial da Saúde, e pelos portais de notícias Channel New Asia (CNA) e The New York Times. Eles são úteis para acompanhar a epidemia (e colocar no telão do seu SOC #ficaadica).



    

Embora a epidemia esteja mais forte na China, aonde iniciou, já é possível identificar que ela se espalhou por vários países no mundo todo. Atualmente, os principais focos são a Coreia do Sul, Japão e Irã, na Ásia, Itália, França e Alemanha na Europa. Mas até mesmo os s EUA já estão começando a identificar um número alto de casos!

Fique atento aos principais sintomas, especialmente se você viajou para uma das áreas de risco: dor de garganta, coriza, tosse, febre e dificuldade de respirar, e posteriormente, dor no corpo e nas juntas, síndrome respiratória grave e insuficiência renal. Os sintomas podem aparecer em até 14 dias depois da exposição ao vírus, mas pode ocorrer transmissão do vírus por portadores que ainda não estão sintomáticos.



A transmissão do coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas (saliva, espirro, tosse, catarro), através do toque ou aperto de mão ou pelo contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


Para evitar contaminação, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.




Do ponto de vista de segurança da informação, logo logo o pessoal de GRC e Continuidade de Negócios vai divulgar artigos, opiniões e vender consultoria sobre a importância de preparar a sua empresa para uma epidemia. Spoiler: invista em preparar o pessoal para trabalhar de home office!

Além disso, alguns eventos podem ser cancelados ou afetados, devido a preocupação de evitar o aglomeramento de pessoas. Por exemplo, a meia-maratona de Paris, prevista para 01 de Março, foi cancelada na véspera. Na nossa área, já começamos a ver alguns efeitos: algumas empresas anunciaram que não iriam na RSA Conference (como a IBM e a AT&T) e a Defcon decidiu cancelar a edição na China desse ano.


Uma dica importante: evite disseminar fake news sobre o assunto e material (como charges e vídeos) que promovam o preconceito contra as pessoas infectadas ou mesmo contra a população oriental! Ao ver uma notícia ou vídeo, confirme a fonte antes de compartilhar.


Para saber mais:
PS: Post atualizado em 27/02 e 02/03 (após um segundo caso confirmado no Brasil, também em São Paulo). Atualizado novamente em 04, 05 e 12/03. Mais algumas atualizações em 18/3.


PS/2 (18/03): A epidemia do COVID-19 já está globalizada, afetando seriamente vários países e sendo classificada pela OMS como uma "pandemia".


E, assim, a enxurrada de memes não para! Por isso vou colocar abaixo alguns dos meus preferidos:













PS: Post atualizado em 20/03.

PS/2 (25/03): Segue mais um punhadinho de memes abaixo. Com as cidades brasileiras decretando quarentena, e as empresas migrando rapidamente para o home office, começam a pipocar memes e piadas sobre esse assunto também.



























PS-3: Post atualizado em 27 e 31/03, 01 e 02/04 com mais memes!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.