fevereiro 12, 2020

[Segurança] Distributed Denial of Secrets

Lendo alguns artigos sobre o roubo de dados no Cayman National Bank pelo famoso hacktivista Phineas Fisher, que aconteceu há poucos meses atrás, em Novembro do ano passado, me deparei com um termo que ainda não havia visto, com um nome derivado do famoso ataque Distributed Denial of Service (DDoS):

Distributed Denial of Secrets


Esse ataque (na verdade, um ato de ciber ativismo), batizado de "Distributed Denial of Secrets" (que também pode ser chamado de "DDoSecrets"), acontece quando um volume grandioso de informações confidenciais são roubadas e expostas ao público. Ou seja, algo que já vimos anteriormente através do Wikileaks e como já havia acontecido há alguns anos atrás no escândalo do Panama Papers e no vazamento de dados da Hackerteam.


E, de repente, descubro um coletivo online, também chamado "Distributed Denial of Secrets", criado no final de 2018, que se define como um grupo em defesa da transparência a favor do interesse público: "a transparency collective, aimed at enabling the free transmission of data in the public interest. We aim to avoid any political, corporate or personal leanings, and to act as a simple beacon of available information."

Esse coletivo atua de forma similar ao Wikileaks,e de fato, foi criado por uma ex-funcionária deles.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.