julho 06, 2020

[Cidadania] Vivemos na era da pós-verdade?

Essa já virou uma das minhas TED talks favoritas!

A palestra "Vivemos na era da pós-verdade?", do TEDx da UFPR em Outubro de 2019, foi apresentada pelos fundadores e apresentadores do canal Meteoro Brasil, que fala desde cultura pop até ciência e filosofia. Os palestrantes, identificados como "Cara Mais Simples e Mulher Mais Sábia", discutem de forma criativa sobre a importância de tratarmos fontes numerosas e variadas de informação, e como diferenciar o que é verdade.


O tema da palestra, "pós-verdade", é um substantivo que "denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais". Ou seja, e o cenário que vemos diariamente nas redes sociais, aonde palpites e opiniões são mais valorizados do que fatos científicos e estudos estatísticos.

Esse fenômeno, recente, é alimentado pelo chamado "efeito bolha", muito explorado nas redes sociais: os algoritmos de compartilhamento de informação valorizam, para cada pessoa, o conjunto de posts e notícias que estejam em acordo com suas opiniões. Isso reforça as crenças de cada pessoa e desencoraja a discussão e análise dos fatos. Nas redes sociais, quanto mais simples, polêmico e/ou em acordo com a opinião de uma determinada pessoa, maior a chance da informação ser compartilhada e, portanto, maior a chance dela "viralizar".

Um conceito muito interessante que eles expõe é da "Esfera pública de comunicação", aquele pequeno conjunto de assuntos que podem ser discutidas simultaneamente pela sociedade. Como esse é um espaço limitado, um pequeno conjunto de Assunto que conseguimos discutir ao mesmo tempo, acaba surgindo uma priorização das mensagens que conseguem ganhar essa competição pelo interesse público. A visibilidade que os meios de comunicação de massa dão para um determinado tema dependem da capacidade desse tema de gerar debate, de causar "ressonância". O mais interessante é que essa atenção toda é fruto da legitimidade da notícia. MAs a legitimidade não quer dizer que a notícia seja verdadeira - mas sim, se a pessoa que a lê a considera válida ou não. Ou seja, a veracidade não depende da ciência nem da realidade! Por causa desse fenômeno, hoje em dia vemos a mentira ganhar cada vez mais espaço!

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.