julho 20, 2020

[Segurança] Um dia é da caça, o outro é do caçador...

Me permitam fazer um post sarcástico comparando duas notícias recentes, relacionada a golpes e fraudes digitais.

No dia 17/07 o jornal Correio Brasiliense publicou uma matéria com o título "Hackers (sic) fizeram desvios do auxílio emergencial pelo aplicativo Caixa Tem", em que um trecho chamou a atenção de vários profissionais de segurança, alegando que a Caixa invadiu grupos de WhatsApp das quadrilhas:
"Ainda de acordo com o executivo (Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal), a Caixa já bloqueou "algumas contas usadas por esses bandidos" e também já "invadiu grupos de WhatsApp de hackers". "Já temos bastante coisas e vamos passar para a Polícia Federal", avisou."
Fast forward... Dois dias depois, uma matéria publicada no UOL no dia 19/07 destaca que o "Presidente da Caixa diz a contatos ter sido hackeado e troca número de celular". Pela reportagem, é possível entender que ele teve diversos dados pessoais vazados.

Ou seja, pelo jeito rolou alguma vingança pelo comentário do presidente da Caixa.

Vale a pena destacar que uma série de falhas na poupança digital e no aplicativo Caixa Tem permitiram que criminosos acessassem as contas dos beneficiários do auxílio emergencial e realizassem fraudes em saques e pagamentos, o que causou um prejuízo de mais de R$ 60 milhões para a Caixa.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.