novembro 24, 2020

[Cidadania] Dia da Consciência Negra

No dia 24 de novembro lembramos o Dia da Consciência Negra, um momento para a refletir sobre a situação da população negra no Brasil, que é maioria no País. O Dia da Consciência Negra foi criado em homenagem ao Zumbi dos Palmares, importante líder que construiu um dos maiores quilombos na época da escravidão, e que foi morto em 20 de novembro de 1695.


Veja alguns dados estatísticos sobre a violência que infelizmente existe até hoje e que assola a população negra:
  • 56,10% da população brasileira se declarou preta ou parda em 2019;
  • Segundo o Atlas da Violência 2020, os casos de homicídio de pessoas pretas e pardas aumentaram 11,5% de 2008 a 2018, enquanto a taxa entre brancos, amarelos e indígenas caiu, no mesmo período, 12,9%. 
  • Além disso, segundo uma pesquisa recente, a pandemia do novo Coronavírus afetou mais pretos e pardos em aspectos como estresse e preocupações financeiras. 61% de pretos e pardos declararam que sua renda familiar foi reduzida na pandemia, contra 54% dos brancos.


Nesse ano, em especial, o tema da igualdade racial está na pauta em vários países, que enfrentaram diversos protestos sobre a constante violência contra a população negra. embora esse seja um tema muito frequente no Brasil, não vimos um movimento tão forte quanto o "Black Lives Matter" ("Vidas Negras Importam"), que ainda acontece nos EUA.

É importante lembrar que o Dia da Consciência Negra é muito mais do que um simples feriado.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.