Mais de 100 anos depois, ainda temos muito esforço pela frente até conseguirmos garantir que as mulheres tenham os mesmos direitos do que os homens. Em período de pandemia, sem dúvida as mulheres foram as que mais sofreram, acumulando ainda mais seu trabalho com as rotinas de casa e sofrendo mais casos de violência doméstica.
E a discussão não é fácil, pois é marcada por séculos de desigualdade e opressão. Mesmo as melhores tentativas de acolhimento e suporte devem ser feitas com cuidado, para não fomentar o preconceito. A filial do Burger King na Inglaterra deu um exemplo triste. Para promover uma iniciativa bem legal, de apoiar as mulheres que tem interesse de trabalhar com gastronomia (pois, acredite, apenas 20% dos chefs são mulheres), eles publicaram um tweet que viralizou e causou muita controvérsia, ao disparar que "As mulheres pertencem a cozinha":
Ou seja, esse tweet trouxe a luz a discussão de que nossa sociedade impões as mulheres todas as obrigações domésticas, inclusive de cozinhar para a sua família, mas as boicota quando tentam atuar profissionalmente nessa área.
No nosso mercado de tecnologia não é diferente. As mulheres são vítimas constante de assédio e preconceito, que foram sumarizamos nessa tirinha do site Vida de Programador:
É responsabilidade de todos nós tratarmos
Nenhum comentário:
Postar um comentário