março 16, 2021

[Segurança] O dia em que o segundo fator de autenticação salvou o Marcelo Tas

Recentemente, no dia 04 de Março, o Marcelo Tas publicou um tweet contando que sofreu uma tentativa de invasão na sua conta no Twitter, mas que foi evitada graças ao uso de segundo fator de autenticação:


Coincidência, ou não, outras pessoas públicas também relataram que foram vítimas de tentativas de invasão de suas contas, como no caso do jornalista Guga Chacra:



Isso pode ser mais do que uma coincidência. Pode ser uma forma de protesto político ou tentativa de calar os opositores ao atual governo.

Do ponto de vista da segurança da informação, é importante destacar que, segundo o Tas, a tentativa de acesso indevido na sua conta foi evitado graças ao uso do segundo fator de autenticação, um recurso de segurança bem conhecido, em que o Twitter exige uma senha adicional, temporária, para concluir o processo de login. Essa segunda senha deve ser obtida através do envio da senha por SMS, com o uso de um aplicativo de autenticação (como o Google Authenticator) ou por tokens físicos de autenticação.

O Twitter tem um artigo na sua Central de Ajuda que explica como ativar o segundo fator, passo-a-passo: Como usar a autenticação em duas etapas. Se você ainda não ativou esse recurso, vá no seu Twitter, Gmail, Facebook, Instagram e principais redes sociais e habilite esse recurso. É a nossa melhor defesa contra tentativas de invasão de contas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.