agosto 18, 2021

[Segurança] O golpe do Delivery

O golpe do delivery não é novidade, mas ganhou força durante a pandemia do Coronavírus, pois nesse período houve um grande aumento no uso de serviços de entrega, por causa da necessidade de quarentena e fechamento de restaurantes. Recentemente esse golpe também ganhou muito destaque na imprensa, principalmente depois de fazer uma vítima famosa, a modelo Yasmin Brinet.

Nesse golpe, o cliente faz seu pedido via aplicativo. No momento da entrega, o entregador apresenta uma maquininha com o visor danificado ou de uma forma que impossibilite a visualização do preço cobrado na tela, sendo um valor muito acima do real cobrado. Só depois de algum tempo, a vítima percebe que efetuou um pagamento elevado.

Esses golpes costumam envolver alguma história mal contada, para justificar uma solicitação diferente do procedimento normal de pagamento dos serviços de entrega. No caso da modelo Yasmin Brite, o entregador deveria cobrar R$ 77, mas utilizando uma maquininha com o visor quebrado, acabou cobrando R$ 7,9 mil. A modelo desconfiou quando o motoboy alegou que tinha aparecido a notificação de cartão não autorizado e pediu para passar o cartão novamente. Em outro golpe, que foi compartilhado em redes sociais, o entregador gravou o cartão da vítima enquando ela digitava a senha, sob o pretexto de estar iluminando o teclado da maquininha.

Moral da história: se você receber algum pedido estranho no momento de receber a entrega, desconfie e não tenha medo de suspender a compra.

Esse vídeo, do TecMundo, resume bem o golpe:


O pessoal do IDEC e do Canal Tech compartilhou algumas dicas legais para evitar esse golpe. Veja as principais dicas, com algumas pitadas minhas:
  • Antes de mais nada: sempre desconfie. Sempre!
  • Pague suas compras somente pelo aplicativo, e confira no extrato do seu cartão que o pagamento foi realizado;
  • Desconfie de solicitações de pagamento de uma "taxa extra";
  • Desconfie se o entregador disser que houve um erro no pagamento e pedir para passar o cartão novamente;
  • Nunca digite a senha do cartão sem antes conferir o valor da compra. Não é vergonha pedir para o entregador ou estabelecimento mostrar o valor do pagamento na tela da maquininha (PoS);
  • Não digite a sua senha se a maquininha estiver danificada ou com o visor quebrado ou ilegível;
  • Verifique que ninguém esteja vendo (nem gravando) você digitar a senha;
  • Desconfie de ofertas muito atrativas, pois eventualmente o restaurante (ou loja) pode estar aplicando golpes;
  • Desconfie de qualquer comunicação que aconteça fora do app de entrega. Em uma variante comum desse golpe, o criminoso manda mensagem por WhatsApp para dizer que o entregador se acidentou e uma nova taxa de entrega será exigida.
Para saber mais:

PS/2 (adicionado em 21/09):O pessoal do iFood publicou um artigo com um infográfico sobre como evitar cair no golpe da maquininha.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.