novembro 11, 2022

[Segurança] As Villages da BSidesSP

No dia 20/11, domingo, acontecerá a 17a edição da conferência Security BSides São Paulo (BSidesSP), um dos principais eventos de segurança e cultura hacker no Brasil. Essa é uma edição especial, realizada para após 2 anos de pandemia, e que por isso mesmo foge do nosso calendário tradicional (as BSidesSP anteriores foram realizadas em Maio, coladas com a conferência You Sh0t The Sheriff (YSTS).

E os preparativos estão a milhão...

A grade de palestras (provisória) já está no ar, e teremos 4 trilhas simultâneas de palestras, além de uma trilha com workshops (atividades um pouco mais longas e detalhadas, mais "mão na massa") e da competição de CTF, organizada em parceria com a Hackaflag. As atividades vão das 11h as 19h.

Além das trilhas de palestras, há várias edições passadas nós temos organizado também as "villages", que são espaços temáticos e organizados por comunidades específicas - a programação é totalmente feita pelos responsáveis pela village específica. Cada village tem uma sala dedicada, aonde pode realizar palestras, workshops, competições, etc. Isso nos permite aumentar bastante a oferta de conteúdo e de atividades, para atender os interesses dos diversos públicos que vem na BSidesSP. E não custa dizer que essa idéia foi copiada da DEFCON, que é um evento gigantesco e atualmente conta com cerca de duas dezenas de villages diferentes.

Nesta edição nós já temos confirmadas várias villages e atividades dedicadas:

  • Appsec Village; Organizada em parceria com a Nova8 Cybersecurity;
  • Cyber Woman Village: village organizada pelas comunidades Cyber Security GirlsWOMCY, com palestras apresentadas por mulheres e uma atividade de mentoria de carreira!
  • Biohacking Village: organizada pelo Raul Candido, do portal Hacker Culture, que é um grande entusiasta do tema (veja artigo aqui);
  • BSides 4 Kids: Espaço dedicado as crianças, com atividades para os hackers de amanhã. Contaremos com o apoio da Teckids e da IBLISS, que trarão diversas atividades educativas - para todas as idades; 
  • Capture the Flag (CTF) organizado em parceria com o Hackaflag;
  • Cloud Security Village: organizada pela Tenchi, a village vai ter uma grade completa de palestras e um CTF fornecido pelo pessoal da AWS;
  • Forense e OSINT Village: mais uma vez teremos uma village dedicada ao tema de perícia forense e investigação de crimes digitais, organizada pela Daryus. Neste ano, eles também vão trazer conteúdo sobre Threat Intelligence e OSINT, e também terão uma sala de palestras e outra de atividades, com competição de CTF temática;
  • Hacker Carreer Fair (HCF): Village dedicada a discussões sobre carreira, vai ser organizada pela Nova8 Cybersecurity;
  • Hardware Hacking Village: organizada pelo Garoa Hacker Clube, vai ter atividades de hardware hacking, robótica e lockpicking (com o apoio da Hekate).

A Conferência Security BSides São Paulo (BSidesSP) é uma conferência sobre segurança da informação e cultura hacker, organizada por profissionais que trabalham na área, com o objetivo de promover a inovação, discussão e a troca de conhecimento entre os pesquisadores de segurança, profissionais e estudantes. além de divulgar os valores positivos e inovadores da cultura hacker. A BSidesSP faz parte do circuito global de conferências Security BSides, presentes em mais de 60 países. O total de público esperado é de 1.200 pessoas.

A BSidesSP conta com o patrocínio da Hacker Rangers, IBLISS junto com a Cybeer Lab, da LogicalIT, da DaryusForcepoint e da Nova8 Cybersecurity, e com o apoio da BugHunt, da comunidade Cyber Security Girls, do Hackaflag, do Garoa Hacker ClubeHekateTenchiWOMCY.

Anote na sua agenda:

  • Quando: 20/11/2022 (domingo), das 10h as 19h
  • Site: https://securitybsides.com.br/2022/
  • Inscrições gratuitas (link)
  • Aonde: PUC-SP (Campus Consolação), Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação, São Paulo, SP, CEP 01303-050 (ao lado da estação do metrô Higienópolis-Mackenzie - linha amarela)
Veja também:

PS: Pequena atualização em 14 e 19/11.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.