novembro 22, 2022

[Segurança] Cuidado com a Black Fraude

A próxima sexta-feira, 25 de novembro, acontece novamente a Black Friday, ou "Black Fraude' como já se popularizou aqui na boca do povo. A Black Friday no Brasil teve sua primeira edição em 2010 e, desde então, vem sendo uma das principais ações dentro do varejo e já é a data com maior volume de vendas durante o ano – inclusive para o e-commerce. De acordo com um levantamento do Mercado Livre, as vendas na Black Friday 2022 tem expectativa de crescimento em 20% em vendas quando comparado com a edição do ano passado.

A Black Friday é uma data que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1980/1990, e é comemorada na quarta sexta-feira de novembro, pois está associada ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving), que acontece na quarta quinta-feira de Novembro. Por sinal, o Dia de Ação de Graças é o feriado mais importante na cultura dos EUA, algo equivalente ao que é o Natal para nós. A Black Friday foi criada para permitir, ao comércio, aproveitar esse feriado para alavancar as vendas no final de ano e, principalmente, limpar o estoque e encher os caixas para os comerciantes renovarem suas mercadorias para o período de festas (Natal e Ano Novo). Nos Estados Unidos a data é levada a sério pelo comércio e os descontos são bem agressivos, atraindo multidões para as lojas. Posteriormente também surgiu a Cyber Monday, na primeira segunda-feira após a Black Friday, voltada para promoções no e-commerce.

A grande popularidade da Black Friday nos EUA chamou a atenção de outros países, que começaram a realizar sua própria edição do evento. Aqui no Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 2010, e desde então cresceu rapidamente. Mas, aqui no Brasil o pessoal criou algumas aberrações como a "Black Friday antecipada", "Esquenta Black Friday", "Black Week" e até mesmo a "Black November", com objetivo de extender a temporada de promoções e aumentar as vendas. Ou seja, na falta de um contexto cultural, a Black Friday virou um simples sinônimo de "descontos no comércio".

Esse período exige um cuidado e atenção bem especial, graças ao aumento de golpes aproveitando a euforia e a empolgação dos consumidores provocadas pela data. Dentre os diversos riscos para as empresas e consumidores, eu destaco dois que considero serem os mais importantes, e que atingem justamente a parte mais vulnerável, o usuário final:

  • Falsas promoções nas lojas, o famoso "tudo pela metade do dobro do preço". Infelizmente, existem lojistas mal intencionados que aumentam artificialmente o preço de seus produtos para oferecer um falso desconto no dia da Black Friday. Pode acontecer, inclusive, do valor da mercadoria com o suposto desconto ser maior do que o seu preço original. Por isso, nunca confie em qualquer anunciou de oferta, e sempre pesquise o histórico de preços ou o preço em outras lojas antes de comprar;
  • Anúncios falsos de promoções, que direcionam os consumidores para sites ou perfis falsos em redes sociais. Tais avisos prometem grandes descontos em mercadorias específicas e direcionam a vítima para um site falso, aonde ela pensará que está fazendo a compra, mas na verdade, estará simplesmente cedendo seus dados pessoais e de pagamento para o fraudador. A mercadoria nunca vai ser entregue - e pior ainda se o pagamento for por PIX, pois a vítima não conseguirá recuperar seu dinheiro.

As principais dicas de segurança são as mesmas de sempre, que podemos reduzir em uma simples palavra: "desconfie". Mas veja também um resumo das dicas compartilhadas pela Febraban:

  • Cuidados com compras online
    • Dê preferência aos sites conhecidos para as compras e verifique a reputação de sites não conhecidos em comentários de clientes que já utilizaram as plataformas;
    • Nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras. Sempre utilize seu computador ou smartphone, com softwares e aplicativos originais e com um antivírus atualizado;
    • Desconfie quando o e-commerce possui poucas formas de pagamento (principalmente se receber apenas por PIX);
  • Atenção nas redes sociais
    • Golpistas criam perfis de lojas famosas e patrocinam posts nas redes sociais para enganar o consumidor. Verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores;
    • Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto;
    • Nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday;
  • Fique atento na hora de pagar
    • Sempre confira com atenção todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Se o nome for diferente da marca ou empresa onde a compra foi feita, não faça a transferência;
    • Dê preferência para usar os cartões virtuais para fazer suas compras online;
    • Nas compras presenciais, sempre confira o valor na maquininha de cartão antes de digitar a sua senha;
  • Cuidados com links
    • Cuidado com “links falsos patrocinados” cadastrados pelos fraudadores em sites de busca. Sempre verifique se o nome do site realmente corresponde a loja que você quer visitar;
    • Tenha muito cuidado com e-mails de promoções. Acesse o site digitando o endereço no navegador em vez de clicar nos links da mensagem;
    • Fique atento ao e-mail do remetente. Empresas de grande porte não utilizam contas privadas como @gmail ou @hotmail, por exemplo;
  • Outras dicas do Anchises:
    • Regra de ouro: sempre desconfie!!
      • Se for comprar em uma loja que você não conhece, verifique a reputação no Reclame Aqui;
      • Antes de comprar, pesquise o preço da mercadoria pelo google e veja também;em o histórico de preços;
    • Já tenha determinado que itens você quer comprar na Black Friday (ex, uma TV nova para a sala e um aspirador de pó) e pesquise bastante o preço, para você identificar quando aparecer uma oferta verdadeiramente vantajosa;
    • Cuidado com falsas mensagens de confirmação de compra ou de pis realizado. Elas costumam te direcionar para um site falso ou para um telefone que será atendido por um falso funcionário da loja. Sempre vá no site original da empresa e busque os canais oficiais de suporte.

Veja mais algumas dicas nesse meu post.

Recentemente eu tive um bate-papo com a Marina Ciavatta no "Papo Cabeças" da Hekate, falando sobre a Black Fraude e Cyber Monday. Vale a pena assistir o vídeo:

OBS (adicionado em 12/12): Olha que vídeo legal do Nubank sobre os golpes na Black Friday:

Para saber mais:

PS: Pequena atualização em 25/11 e também em 01, 08 e 12+14/12.

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