dezembro 15, 2016

[Segurança] Ciber Fraude na Black Friday

A empresa de segurança gringa Iovation divulgou um estudo sobre o crescimento das fraudes de cartão durante a Black Friday e Cyber Monday americanas.

A empresa comparou dados de 2014, 2015 e 2016:

  • houve um aumento de 20% no número de fraudes envolvendo cartões de crédito em compras online do ano passado para agora (a chamada "fraude de cartão não presente") durante a Black Friday e Cyber Monday. Entre 2014 e 2016, o aumento foi de 34%;
  • Em 2016, as transações fraudulentas durante a Black Friday e Cyber Monday representaram 0,38% das transações - contra 1,13% durante o restante do ano;
  • Em 2016, 59% das transações fraudulentas no comércio eletrônico durante a Black Friday e Cyber Monday foram relacionadas a fraude de cartão de crédito;
  • 55% das transações realizadas no período partiram de smartphones e tablets contra 49% no restante de 2016.


É interessante notar que a quantidade percentual de fraudes durante o período de compras da Black Friday e Cyber Monday foi menor do que no restante do ano. Isso vai de contra o que o mercado de segurança costuma dizer, de que deve ter mais fraudes e, portanto, as empresas devem investir mais. Esta queda na quantidade percentual de fraudes provavelmente se deve porque o fraudador não precisa se preocupar em comprar mercadorias em promoção (afinal, ele não está pagando a compra com dinheiro dele). Além do mais, o período da Black Friday representa o momento em que os sites tem muito acesso e, assim, podem estar mais lentos, com problemas de acesso, enquanto os lojistas estão de plantão e trabalhando em regime especial para garantir as vendas. Logo, há maior chance de uma compra fraudulenta não acontecer por problemas técnicos no site ou porque a área de fraudes estava de plantão especial. Ou seja, não há vantagem para os fraudadores profissionais atuarem nesse período.

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