dezembro 08, 2016

[Cyber Cultura] Hackers como "Personalidade do ano"

Anualmente a revista americana Time eleje a personalidade mais marcante daquele ano. O Donald Trump acabou de ser eleito a personalidade de 2016, mas o interessante mesmo é dar uma olhada na lista final de nomeados para esse prêmio:
  • Hillary Clinton
  • Os Hackers
  • Recep Tayyip Erdogan, o presidente da Turquia
  • Os pesquisadores que criaram um tel de CRISPR, aparentemente uma técnica na medicina para manipulação de DNA
  • A cantora diva superpoderosa Beyoncé

Não é que os Hackers quase foram escolhidos como "a personalidade do ano"!? Há alguns anos atrás, em 2011, quando os protestos e ciber protestos estavam em alta no mundo todo, a Time elegeu "The Protesters" como a personalidade mais influente daquele ano. No ano seguinte, o Grupo Anonymous foi incluído na lista das 100 personalidades mais influentes do mundo em 2012,

Neste ano, os Hackers ganharam destaque na opinião da Time pelos maus eventos associados aos hackers, principalmente sobre os incansáveis casos de roubos e vazamentos de dados (dados pessoais, senhas de diversos sites grandes ou pequenos, além de segredos de empresas e governos), pelos ataques DDoS em grande escala e pelos problemas causados pelos Ransomwares.

Como se isso tudo não bastasse, os americanos estão assustados com a possibilidade de ciber ataques e ciber espionagem terem afetado a recente eleição americana. Imagina se eles tivessem as nossas urnas eletrônicas!

Um fator que não foi citado pela reportagem é que agora, mais do que nunca, ser hacker é ser "cool". A série televisiva Mr. Robot trouxe a cultura hacker para o grande público, justamente numa época em que estamos hiper conectaos e que a tecnologia permeia a vida de todos. Ou seja, ser hacker (do bem ou do mal) está virando modinha e está na ponta da língua do grande público.

Mas a reportagem e a escolha da Time se concentrou nos aspectos negativos e nos problemas de segurança ocorridos neste ano. Como resumiu o artigo da Time...
"They made vulnerability the new normal and took aim at democracy itself" 

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.