dezembro 06, 2016

[Carreira] Perguntas ao final de uma entrevista de emprego

Normalmente uma entrevista de emprego termina com o entrevistador fazendo a derradeira pergunta "tem algo que você gostaria de perguntar".

Nessa hora, após ser sabatinado, sobreviver a tensão da entrevista e estar com os neurônios fritos, nos resta poucas energias e nenhuma inspiração para perguntar algo. eu, particularmente, raramente perguntava algo, pois geralmente eu estudo um pouco sobre a empresa e pego referências antes da entrevista.

Mas, recentemente, eu estava conversando com um amigo que passou por um processo de recrutamento e ele comentou que fez algumas perguntas ao final que impressionaram o executivo com quem ele conversou - e nessa hora, eu percebi que fazendo perguntas inteligantes ao final de uma entrevista é algo surpreendente até mesmo para o entrevistador - e, portanto, /e a oportunidade de encerrar o processo deixando uma ótima impressão.

Portanto, qual não foi a minha surpresa ao ver uma reportagem na Exame sobre a importância de encerrar uma entrevista com uma "prgunta de ouro".

Veja alguns exemplos de perguntas interessantes, que eu tirei da reportagem da Exame e da conversa que tive com o meu amigo:

  • “Qual foi o seu melhor momento aqui na empresa?” - Essa é a pergunta indicada pela Exame, pois eles alegam que assim você estimula o entrevistador a buscar boas memórias e associar isso a sua entrevista;
  • "Como você me vê daqui a 5 anos, aqui na empresa" - assim, você joga a tradicional pergunta "como você se vê aqui na empresa" para a perspectiva do entrevistador e, também, da cultura da empresa em promover um plano de carreira e o crescimento dos proficcionais;
  • "O que te mantém nesta empresa?" - Esta pergunta vai estimular o entrevistador a te dizer quais características da empresa e da cultura dela que ele consideram mais importante, e assim o tornam motivado a continuar nesta empresa - e isso pode valer para você também. Tem o apelo extra de cutucar os sentmentos do entrevistador;
  • "Eu costumo <fazer tal coisa>, e qual é a política da empresa com relação a isso?" - Esta é uma oportunidade para você destacar um hobby ou alguma atividade que você faça fora do horário do expediente e que você considere interessante reforçar. Por exemplo, se você gosta de pesquisar novas tecnologias, palestrar em eventos, participar de associações profissionais ou fazer trabalhos voluntários. Todas estas atividades podem ter passado desapercebidas durante a entrevista, mas nesse final, você pode aproveitar para dar um destaque a isso.

Se pararmos para pensar, nós temos a tendência natural de relembrar com mais facilidade das coisas mais recentes, e assim, o que você fizer no final de uma entrevista pode se tornar a sua "assinatura", ou seja, a principal lembrança que vão ter de você.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.