dezembro 21, 2016

[Segurança] A nuvem sumiu!

De repente, a Serverloft, uma empresa brasileira de serviços de Cloud Computing, deixou seus clientes fora do ar, devido ao que eles alegaram ser um problema jurídico com o fornecedor deles, a Equinix. Com isso, as empresas que tinham seus sites e aplicações hospedados na Serverloft ficarm sem nada do dia para a noite - e estão assim desde o dia 14/12.



Segundo uma reportagem no site Baguete, pelo menos 16 mil clientes estão com sites fora do ar, alguns deles sem acesso a backup. Ainda segundo a reportagem, os serviços da Serverloft ficariam hospedados na Equinix de São Paulo, com um ambiente de backup no Rio de Janeiro - embora o site da Serverloft diga que a infra-estrutura de Cloud Computing estava hospedada no datacenter da ALOG, usando blades DELL. Aparentemente o encerramento dos serviços aconteceu porque a Serverloft acumulava uma conta de seis meses com a Equinix, embora seguisse cobrando seus clientes normalmente - até que a Equinix finalmente cortou a conexão deles na semana passada.

O caso da Serverloft reforça a necessidade das empresas tomarem muito cuidado ao contratarem um serviço de hospedagem ou de Cloud Computing:
  • Antes de contratar o serviço, é necessário pesquisar muito sobre a empresa. Talvez isso não resolvesse no caso da Serverloft, pois fazendo uma pesqusa rápida no Google não encontrei notícias anteriores sobre a empresa - exceto um post de 2011 em um fórum aonde eles relatam que tiveram problemas com um fornecedor. E há apenas 5 reclamações no Reclame Aqui. Ainda assim, me chamou a atenção que no próprio site deles há informação desencontrada de que os serviços ficam hospedados na ALOG, e não na Equinix;
  • O barato pode sair caro. Essa é uma lei universal, que vale para tudo, inclusive Cloud Computing. Amazon e Google são caros? UOL é caro para seu budget? Contratar um provedor baratinho pode trazer riscos extras. Avalie a relação custo x benefício, além dos possíveis riscos, antes de contratar o serviço;
  • Mantenha backups diários do seu site e de seus dados. E mantenha eles com você - e não com o provedor de Cloud, pois se ele sumir, seus backups somem também.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas se a gente manter os dados físicos a nuvem perde o sentido...

Anchises disse...

A minha sugestão é manter o backup com você, mas os dados continuam na nuvem, junto com sua aplicação. Opcionalmente, você pode manter o backup em outro provedor de Cloud. Atualmente o custo de armazenamento de dados caiu muito, graças ao barateamento dos discos e novas tecnologias, como o SSD, que permitem storages de alta capacidade em um espaço reduzido.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.