julho 12, 2024

[Carreira] Imagens de capa para o Linkedin

De repente, eu percebi que precisava mudar a imagem de capa no meu perfil no Linkedin. Eu não sou um usuário assíduo, então por isso mesmo eu demorei a perceber que a imagem que eu estava usando era feia, sem graça, e distorcida (a imagem original era legal, uma foto panorama de São Paulo tirada do mirante do prédio do SESC na avenida Paulista).

E, como escolher uma imagem legal? Você pode procurar no Google ou, como é muito comum atualmente, pedir para uma ferramenta de Inteligência Artificial criar uma para você. Mas, no meu caso, eu decidi buscar uma imagem no site Unsplash, um site que eu conheço e sou fã há vários anos, que fornece lindas imagens em alta resolução, gratuitas e livres de copyright. Já usei muitas imagens deles em minhas apresentações #ficaadica

Eu queria uma imagem que fosse simples, neutra, ao mesmo tempo alegre ou com energia, e sem nenhuma temática muito clara (ex, sem paisagens, fotos de computadores, que não pudessem ser associadas a algum lugar, etc). E também teria que ser uma imagem que ficasse legal mesmo se fosse distorcida (por exemplo, dependendo do dispositivo ou tamanho de tela de quem estivesse vendo o meu perfil). Pensei em usar imagens abstratas, por exemplo.E isso me rendeu cerca de 1 hora de procrastinação num sábado... rs...

Eu achei duas listas de imagens supostamente relacionadas ao Linkedin, mas que na verdade tinha imagens de tudo quanto era tipo, mas mesmo assim recomendo:

E selecionei abaixo algumas imagens que combinaram com meu critério:

  

  

  

  

  

  

  

Essas imagens eu também achei bem legais para serem usadas para ilustrar o perfil no Linkedin:

  

  

  

  

  

No final das contas, segue a minha imagem favorita:


Outra opção, que muita gente utiliza, é colocar banners criados pela própria empresa em que a pessoa trabalha. Isso é legal para você destacar alguma coisa relevante da empresa, como por exemplo, se ela ganhou uma premiação do mercado. Mas, na minha opinião pessoal, a menos que você seja o dono da empresa, eu recomendo dar preferência a imagens que digam respeito à você, seus gostos, crenças e sua personalidade.

O nosso perfil no Linkedin é o nosso "cartão de visitas" frente ao mercado de trabalho. O Linkedin é uma rede social diferente, totalmente focada em perfis profissionais, com conexões e troca de mensagens sempre com tema relacionado à sua carreira e profissão. Por isso, ele deve refletir o seu perfil profissional e destacar a sua carreira.

Durante um processo seletivo, por exemplo, qualquer que seja a empresa, é extremamente provável que as pessoas que estão recrutando irão dar uma bisbilhotada no seu perfil no Linkedin. Em muitas empresas, nem é necessário apresentar um curriculum, basta mostrar o link para o seu perfil no Linkedin.

Por isso tudo, é extremamente importante para a sua carreira manter o seu perfil no Linkedin bem apresentável e sempre atualizado, destacando suas qualidades e compartilhando informações que demonstrem suas capacidades profissionais.

Veja também:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.