Pelo menos é o que deve ter pensado uma jovem garota chamada Karina Veiga, que se tornou uma dessas "celebridades instantâneas da Internet", e até mesmo virou Trend Topic no Twitter. Mas, infelizmente, a história é triste: após trair o namorado, ele decidiu se vingar publicando na Internet fotos e vídeos de momentos íntimos dos dois, inclusive fotos de partes íntimas dela.
Embora casos como este tem se tornado cada vez mais frequentes, o que me assusta é a proporção em que este caso tomou: rapidamente várias pessoas começaram a fazer piadas e comentários maldosos sobre a garota, sem sequer respeitar a intimidade, a privacidade e a dor dela. Basta uma rápida busca no Twitter para ver o baixo nível das mensagens que surgiram:
Fernanda Endreffy (@antesdascinco): Nem o Eike Batista ia conseguir encher o cu da Karina Veiga de dinheiro.
Daniel Alves (@_DANIELs): "#KarinaVeigaPedeJustiça" kkkskdjkkskjd karina veiga pede mais rola isso sim
ofensivo @rivotriu: Eu Ja Comi O Cu Da Karina Veiga (2372 membros)
Ruan Henrique (@slashante): karina veiga RT @Tec_Mundo Astrônomos presenciam a maior explosão de um buraco negro já registrada
Jesus (@FilhoDoOCriador): Karina Veiga is a famous brazilian black hole. #Amem.
Jesus (@FilhoDoOCriador): Essas piadas com a Karina Veiga estão de cair o cu da bunda. #Amem. OH WAIT!
Jef Monteiro (@webjef): Estou imaginando o pai da Karina Veiga falando pra ela: "Garota e agora onde que eu enfio a cara????"
Fábio Güeré (@FabioGuere): Não vi nada demais no video da karina veiga... Já tinha visto esse documentario sobre buracos negro na discovery.
Bruno (@itsflop): quantas horas até a karina veiga se suicidar façam suas apostas
É difícil julgar quem é o menos errado nessa história: a garota que deixou ser fotografada pelo namorado em quem confiava, a garota que traiu o namorado, o namorado que se vingou de uma forma baixa e vil, ou dos usuários da Internet que compartilharam a história de forma sarcástica, prejudicando ainda mais a garota.
Pelo jeito, ontem a sociedade escolheu a quem punir: a garota. Ela foi maldosamente exposta e execrada online. Mas, do ponto de vista legal, o rapaz poderá ter que pagar pelo seu ato, afinal, o que ele fez pode ser enquadrado em diversos crimes (ainda mais se confirmarem o fato da garota ser menor de idade). Mas, será que a nossa sociedade sórdida e machista será punida também? Ou só eles sairão livres dessa história, aguardando a próxima garota a ser execrada online?
Ótimos textos para ler e refletir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário