novembro 01, 2012

[Segurança] Morris Worm: Quando a Internet parou há 24 anos atrás

Amanhã, 2 de Novembro, fará 24 anos que surgiu o "Morris Worm", a primeira grande infestação por vírus (o correto seria chamar de "verme") da história.

O vírus foi criado por um estudante da Universidade de Cornell, Robert Tappan Morris, em 2 de Novembro de 1988. Embora não tivesse intenção maligna, uma falha em seu código fez com que o vírus se espalhasse por boa parte dos servidores existentes e, como ele infectava o mesmo equipamento várias vezes, tornava o servidor extremamente lento.

Estima-se que o Morris Worm infectou cerca de 6.000 servidores, o que correspondia a 10% dos servidores existentes na "Internet" da época. O esforço conjunto para identificar e limpar o vírus fez com que vários especialistas se juntassem pela primeira vez e isto acabou motivando o surgimento do CERT/CC, o mais importante centro de respostas a incidentes.

Outro aspecto interessante é que Robert Tappan Morris é filho de Robert Morris, um dos co-autores do UNIX e cientista chefe do National Computer Security Center, da National Security Agency (NSA).

O portal CSO Online publicou recentemente uma lista com os 20 virus, vermes e botnets mais famosos, que obviamente inclui a "façanha" do Robert Morris.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.