novembro 02, 2012

[Segurança] Espionagem industrial

Estava fazendo uma pesquisa sobre espionagem industrial e comercial e, embora este tipo de crime seja muito comum no Brasil e no mundo, há poucos relatos na imprensa de casos em nosso país de conhecimento público.

A espionagem industrial envolve roubo de dados e segredos por parte de concorrentes, como informações de preços e cotações, além de projetos e fórmulas industriais. Pela minha experiência e conversando com amigos empresários, um dos casos mais comuns é o roubo de informações sobre cotaçoes e listas de preços para que os concorrentes possam obter vantagem comercial facilmente. Normalmente estes casos envolvem funcionários descontente ou ex-funcionários, e com o uso das tecnologias atuais, é muito fácil roubar informações sem ser percebido. Para piorar o cenário, uma prática muito comum no Brasil é que os funcionários façam cópias das informações da empresa, principalmente dos dados que mantém em seus computadores, e levem consigo estas cópias quando saem da empresa.

Embora os exemplos sejam poucos, eu achei algumas histórias interessantes no Brasil e no mundo:
  • Em 1993 um ex-diretor da General Motors na Europa, José Ignacio López de Arriortúa, foi acusado de roubar documentos e planos sigilosos da GM e entregá-los para a concorrente, após ser contratado para um alto cargo na Volkswagen. Uma das informações mais importantes que vazaram da GM foi o projeto de uma fábrica que teria dado origem à unidade de fabricação de caminhões e ônibus da Volks em Resende, no Rio de Janeiro.
  • Em 1994, um técnico de som entregou quatro fitas à Spal, empresa engarrafadora da Coca-Cola em São Paulo, com conversas gravadas na Pepsi sobre um plano estratégico confidencial para ampliar o número de pontos de venda, fábricas e caminhões. As fitas chegaram até a sede da Coca em São Paulo, onde foram transcritas pelo então gerente de operações Antônio Cesar Santos de Azambuja. A história só veio à tona quando o funcionário denunciou o ocorrido, depois de ser demitido sem motivo aparente.
  • Em 2001, a Procter & Gamble (P&G) contratou uma empresa especializada em investigação para ter mais informações sobre os negócios da concorrente Unilever nos Estados Unidos, principalmente os projetos voltados para cuidados com os cabelos. Um dos detetives contratados pela P&G foi surpreendido revirando o lixo da Unilever, em busca de dados secretos da empresa.
  • No final de 2002 a maior empresa de recrutamento de executivos do Brasil, a Catho, foi acusada de roubar curriculos e dados pessoais acessando irregularmente a base de dados de concorrentes, e praticar concorrência desleal. A denúncia partiu de uma das suas maiores concorrentes, a Curriculum, mas ao longo das investigações descobriu-se que outras empresas também tiveram seus arquivos acessados pela Catho, entre elas o Guia OESP e a Embratel.
  • Em um escândalo de grandes proporções no Brasil, em 2004 a Polícia Federal descobriu que a empresa de investigação particular Kroll foi contratada pela Brasil Telecom (controlada pelo Opportunity) para espionar a concorrente Telecom Italia, pois o Opportunity e a Telecom Italia travavam uma batalha judicial sobre o controle da Brasil Telecom. A espionagem acabou atingindo autoridades do governo, como o ministro Luiz Gushiken e o presidente do Banco do Brasil, Cassio Casseb. Em 2012 a Justiça Federal absolveu o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, e a ex-executiva da Brasil Telecom, Carla Cicco.
  • Em 2005, a Justiça americana acusou o conselho de administração da HP de usar meios ilegais para investigar os autores de vazamentos de informações e documentos sigilosos para a imprensa. A HP grampeou telefones e contratou detetives particulares com identidades falsas. Com o burburinho, Jay Keyworth, um diretor antigo da HP, confessou ter passado documentos da empresa para o The Wall Street Journal.
  • Em 2007, um gerente de qualidade da LG Eletronics foi acusado por quatro funcionários da Philips da Amazônia (Zona Franca de Manaus) de usar uma identidade falsa para entrar na unidade e ter acesso a detalhes sobre um novo produto da concorrente, a TV de LCD de 52 polegadas.
  • Em 2007, um funcionário do Co-Rio (Comitê Organizador do Pan de 2007) foi demitido por copiar sem autorização arquivos da multinacional Event Knowledge Services (EKS)
  • Em junho de 2007, a equipe Ferrari denunciou a McLaren à justiça italiana, acusada de roubo de segredos industriais. A Ferrari suspeitava havia meses que seu engenheiro e ex-chefe dos mecânicos Nigel Stepney teria passado um dossiê com mais de 700 desenhos secretos da Ferrari modelo F2007 a Mike Coughlan, projetista-chefe da McLaren. Coughlan foi demitido pouco tempo depois, mas a suspeita de que a McLaren teria tirado vantagem das informações contidas no dossiê comprometeram a lisura da disputa do campeonato de 2007.
  • Em 2008, o serviço secreto brasileiro investigou o caso de radiotransmissores flutuantes que foram encontrados perto do centro de lançamento de foguetes de Alcântara, que na época tinha um projeto brasileiro–ucraniano para lançamento de satélites usando o míssil ucraniano “Zenit”. A ABIN identificou a existência de equipamentos de telemetria (que podem captar, enviar e processar dados à distância) instalados em bóias apreendidas em praias que cercam a base de Alcântara.
  • Em Setembro de 2008 o ex-engenheiro da Intel, Biswahoman Pani, foi investigado pelo FBI por roubo de informações secretas da empresa. Ele teria roubado documentos com dados e desenhos confidenciais de projetos de processadores da Intel após ter sido contratado pela AMD. Pani se defendeu dizendo que apenas roubou os dados secretos da Intel com a intenção de impressionar os seus novos chefes e que a AMD não estava ciente do roubo de dados. A Intel estimou o valor das informações roubadas entre 200 e 400 milhões de dólares.
  • Em 2010 um grupo liderado pelo empresário chinês Su Bin (com residência no Canadá) conseguiu roubar e exportar documentos secretos referentes aos projetos dos caças F-22 e F-35 e da aeronave de trasporte C-17. Somente os dados do C-17 totalizaram 630,000 arquivos e 65 gigabytes de dados. Segundo as acusações do FBI, formalizadas em Junho de 2014, Su Bin liderava um grupo formado por mais dois indivíduos na china, especializados em ciber ataque e roubo de dados.
  • Em fevereiro de 2010 um ex-funcionário de origem chinesa da Boeing foi condenado a 15 anos de prisão por entregar informações sobre uma nave espacial ao governo chinês. Dongfan “Greg” Chung, um chinês de 74 anos naturalizado americano, espionou para a China durante mais de 30 anos. Quando Chung foi detido, em fevereiro de 2008, agentes federais encontraram em sua casa 250 mil documentos de companhias como Boeing e Rockwell, além de uma série de correspondências com funcionários chineses.
  • Em julho de 2010, veio à tona uma denúncia de espionagem da Motorola contra a empresa chinesa Huawei, acusada pela de roubar informações sigilosas desde 2001, através de 13 empregados da Huawei que usaram a fornecedora Lemko para ter acesso aos dados.
  • Em agosto de 2010, a MGA Entertainment, fabricante das bonecas Bratz, acusou a Mattel, da Barbie, de fazer espionagem industrial há mais de 15 anos. Segundo a MGA, funcionários da Mattel usaram crachás de identificação falsos para burlar a segurança das fábricas e tirar fotos dos novos produtos das marcas.
  • Em novembro de 2010, um funcionário da FORD foi acusado de espionagem industrial e oferecer informações da empresa para companhias chinesas. Mike Yu, um engenheiro de 49 anos, copiou ilegalmente mais de 4 mil documentos confidenciais. As informações eram relacionadas às tecnologias aplicadas em motores, caixas de câmbio, carrocerias e até equipamentos elétricos. Yu se declarou culpado em seu julgamento e incrimou a Baic, fabricante de Pequim, que o contratou pelos dados privilegiados.
  • Em janeiro de 2011, a Renault suspendeu três diretores suspeitos de vazar informações importantes sobre o projeto de um carro elétrico. Os líderes da companhia consideram o caso como “muito grave". Entretanto, alguns meses depois surgiu a suspeita de que as acusações teriam sido inventadas por um agente de segurança da Renault. Embora os funcionários tenham sido inocentados, há uma notícia que diz que eles se suicidaram.
  • No início de 2011, uma decisão judicial considerou a rede de hotelaria Hilton Hotels culpada de roubar dados da rede Starwood Hotels & Resorts. Em abril de 2009, a Starwood acusou a Hilton de roubar seus planos para o conceito de serviços da rede W, chamado The Den Zen. O Hilton, com ajuda de dois executivos da Starwood, roubou as informações e lançou um novo empreendimento com o nome Denizen. A decisão judicial ordenou a Hilton que devolvesse os documentos roubados, além de proibí-los de contratar ex-funcionários da Starwood e de usar qualquer estilo de marca parecido com a da concorrente até janeiro de 2013.
  • Em Abril de 2011 o ex-chefe de vendas da Hewlett-Packard na Ásia, Adrian Jones, foi processado por ter supostamente roubado centenas de documentos e e-mails importantes sobre planos financeiros, dados de vendas e de funcionários da HP. Jones teria copiado as informações em um dispositivo USB antes de pedir demissão da HP para ir trabalhar na rival Oracle.
  • Em março de 2011 a polícia de São Paulo prendeu Giulliano Schincariol Bordieri de Carvalho, acusado de ter chefiado um assalto à casa do empresário Alexandre Nascimento Manoel, com objetivo de roubar três computadores que continham uma fórmula secreta de cosmético para alisar o cabelo. Giulliano Schincariol já estava negociando a fórmula com compradores na França e na África.
  • Em 2012, dois ex-funcionários da Fepsa (Feltros Portugueses SA) foram condenados por espionagem industrial em um caso que envolveu empresas Brasileiras e Portuguesas. O caso remonta a 2008, quando um funcionário da Fepsa, engenheiro têxtil, vendeu a uma concorrente brasileira, Chapéus Cury, informação sobre o processo de feltragem. O engenheiro têxtil foi detido em 2008, quando se encontrava de partida para o estrangeiro, após ter subtraído “documentação à qual não tinha acesso, nem dizia respeito às suas funções”. A empresa brasileira lucrou com as informações transmitidas pelos antigos funcionários da Fepsa, pois conseguiu melhorar sua tecnologia.
  • No início de 2012 surgiu a notícia de que durante quase uma década, hackers chineses tiveram amplo acesso à rede corporativa de computadores da Nortel Networks. Usando sete senhas roubadas de altos executivos da Nortel, incluindo seu diretor-presidente, os hackers começaram a invadir os computadores da Nortel desde pelo menos 2000, e tiveram acesso a relatórios técnicos, de pesquisa e desenvolvimento, planos de negócios, e-mails de funcionários e outros documentos.
  • Em junho de 2012, a empresa ESET divulgou um caso de ataque direcionado de malware na América Latina, com o objetivo de roubar arquivos (projetos, desenhos, etc) de AutoCAD dos computadores infectados. A chamada Operação Medre foi direcionada exclusivamente a um país da região, o Peru, com objetivo de enviar todos os projetos de AutoCAD abertos no sistema infectado para contas de e-mail hospedadas na China.
  • Em setembro de 2012 tivemos o caso de dez funcionários do Comitê Organizador das Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro que foram demitidos por ter baixado ilegalmente os arquivos de computador das Olimpíadas de Londres. Eles faziam parte de um grupo de 200 funcionários do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016 que foram enviados a Londres a fim de estudar a experiência de organização e realização dos Jogos Olímpicos de 2012. Uma das funcionárias demitidas, Renata Santiago, tentou justificar o caso em carta endereçada ao presidente do comitê, dizendo que todos os dados trazidos por ela ao Brasil eram "abertos".
  • Em novembro de 2012 a Polícia Federal fez a Operação Durkheim para desarticular duas organizações criminosas, uma especializada na venda de informações sigilosas e outra voltada à prática de crimes contra o sistema financeiro nacional. A Polícia Federal descobriu uma grande rede de espionagem ilegal, composta por vendedores de informações sigilosas que se apresentam ao mercado como detetives particulares, e por seus fornecedores, pessoas com acesso aos bancos de dados, como funcionários de empresas de telefonia, bancos e servidores públicos. Dentre as vítimas há políticos, desembargadores, uma emissora de televisão e um banco.
  • Em julho de 2014 um relatório o time de segurança cibernética da Airbus Defense and Space citou uma campanha do tipo APT executada por um grupo aparentemente chinês, que recebeu o nome de Pitty Tiger. O grupo atacou empresas do setor de defesa, energia, telecomunicações e desenvolvimento Web. Especula-se que este grupo estava ativo desde 2008.
  • Em Dezembro de 2015, o FBI prendeu o chinês Xu Jiaqiang, engenheiro de software da IBM na China, acusado de roubar o código fonte de um software e tentar vendê-lo para outras companias e compartilhar com o governo Chinês.
  • Em 2016, um empregado da T-Mobile na República Tcheca roubou uma base de dados de marketing com os dados pessoais de 1,5 milhões de clientes da empresa para revendê-los.
O destaque do Brasil no cenário global, em parte por causa dos bons ventos da economia Brasileira e do país hospedar a Copa de 2014 e a Olimpíada se 2016, podem atrair o interesse de governos e empresas internacionais, e com isso, aumentar os riscos de espionagem industrial no Brasil.

O Jornal da Band fez uma reportagem sobre o setor de espionagem industrial, que embora seja interessante, focou na espionagem eletrônica e falhou em não abordar também os riscos de roubo de dados através de ex-funcionários e do uso da informática.

Nota: Post atualizado em 04/12/2012, com mais alguns casos. Atualizado novamente em 19/02/2015 e em 19/07/2016.

Atualização (23/01/2019): Esse artigo do portal CSO Online aborda muito bem a espionagem corporativa, como funciona, casos, etc: "What is corporate espionage? Inside the murky world of private spying".




Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.