março 30, 2015

[Segurança] O maior Hacker de todos os tempos... da última semana...

A imprensa adora criar e utilizar títulos superlativos. Já tivemos o maior ataque DDoS de todos os tempos, o maior cyber crime da história e recentemente tivemos o maior roubo de e-mails e uma entrevista no programa do Danilo Gentili com o "maior hacker brasileiro".



Na entrevista no "The Noite", o tal Daniel Nascimento contou um pouco de sua vida e divulgou seu livro "DN pontocom - A Vida Secreta e Glamourosa de Um Ex-Hacker" (site), lançado no final do ano passado pela Idea Editora. Em 2004, aos 15 anos de idade, ele foi considerado o "melhor hacker do Brasil".

Ele se especializou em ciber crimes, fazia parte de um grupo criminoso até que foi preso em 2005 na Operação Ponto Com da Polícia Federal. Essa quadrilha era especializada em fraudes eletrônicas através do roubo de senhas por phishing e keyloggers, e o Daniel era o cara técnico do grupo. Eles atuaram por pelo menos um ano até serem presos, causando prejuízo estimado em R$ 1 milhão por mês. Pelo menos um dos membros do grupo continuou fazendo fraudes eletrônicas e foi preso novamente em 2008.

O caso do Daniel pode trazer a discussão de como avaliar quem é um bom e um grande "hacker". Pelo jeito, a imprensa "mede" o hacker pela quantidade de dinheiro roubado através de ciber crimes. Se foi preso, é melhor ainda. Ou seja, é a eterna e infeliz associação da imagem do "hacker" ao criminoso.

O Daniel ganhou o título de "maior hacker do Brasil" (sic) por ter atacado a Telemar e ter derrubado o link Internet por alguns dias. Ele não foi avaliado por ter um grande conhecimento em tecnologia, segurança da informação, em cultura hacker ou qualquer coisa. Na entrevista seu conhecimento limitado sobre esses assuntos florece em alguns momentos. No início o Danilo Gentili pergunta se ele é um Cracker ou um Phreaker e o Daniel faz cara de que não entendeu o que é um Phreaker (hacker especializado em telefonia).

Aualização (02/04): incluí o endereço do site do livro do Daniel.

2 comentários:

Unknown disse...

Nosso País padece de um mal endêmico. Sempre os "espertos" são os melhores, enquanto que os corretos são os otários. O Danilo deveria dedicar o precioso e caro tempo do programa dele entrevistando um Brasileiro que acorda de madrugada, faz malabarismos para checar ao trabalho, se "vira nos trinta" para dar conta de várias atividades simultaneamente e novamente tem que ser mágico para não ultrapassar as duas horas de deslocamento para conseguir dormir algumas horas e se recarregar para a jornada do dia seguinte. Em resumo: Um Hacker do tempo!

Dantas disse...

Hacker? Esse cara é bandido. Devia estar preso até hoje pelos roubos que fez. Se ele souber fazer um nmap é muito. Comprava kit de página falsa e spameava.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.