novembro 26, 2009

[Cyber cultura] Blogs, a verdade contra a censura

Já disseram que a pena é mais forte do que a espada. Hoje em dia, os bits se tornaram mais forte do que a pena. E diversos países que vivem sob regimes autoritários, com a população e a impensa mantida sobre extremo controle, estão começando a perceber a ameaça que a Internet lhes oferece, através da livre expressão que somente a grande rede permite.

Uma reportagem na revista Veja da semana passada conta a história de uma blogueira cubana que foi espancada pela polícia política de Fidel Castro.


Yoani Sánchez é uma cubana blogueira de 34 anos de idade conhecida mundialmente por driblar a censura do governo e manter há dois anos o blog Generación Y, onde escreve sobre as dificuldades do cotidiano de quem vive em Cuba e questiona abertamente o governo local, driblando totalmente a censura e as noticias da imprensa oficial, que descrevem um país muito melhor do que ele realmente é. Ela também é autora de um livro baseado em seu blog, chamado "De Cuba, com Carinho". Coincidentemente, eu tinha lido na semana anterior uma entrevista muitíssimo interessante que ela deu nas páginas amarelas de uma edição um pouco mais antiga da Veja, onde ela fala sobre as dificuldades existentes, a perseguição política e escancara como o governo esconde do mundo as reais dificuldades do povo. (ah, o post original dela denunciando o ataque que sofreu está aqui)
"Convido quem vê Cuba como um exemplo a vir para cá, sentir na pele como vivemos"


O site Global Voices criou um mapa-mundi interativo que mostra os blogueiros ameaçados, presos ou mortos em todo o mundo por exporem seus pensamentos, totalizando atualmente 192 bloggers. Esta é uma ótima iniciativa para denunciar os governos autoritários e opressores, que controlam seus cidadãos a mão de ferro e na base da censura. Não posso me esquecer do Twitter, que também está se tornando cada vez mais um meio eficiente para a livre manifestação do pensamento. A recente eleição no Irã mostrou para o mundo como o Twitter pode ser usado como um meio de protesto, onde a população pode contar o que realmente está acontecendo e pode externar seu descontentamento. Internautas da Venezuela, México e Brasil já seguiram esse exemplo e utilizaram o microblog para protestar contra os governantes e políticos locais.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.