maio 28, 2011

[Segurança] Eventos de Segurança no segundo semestre

O primeiro semestre de 2011 ainda nem chegou ao fim, mas já devemos nos programar para a sequência de eventos de segurança que devem ocorrer no até o final do ano.

Segue abaixo uma lista com os principais e maiores eventos de segurança que acontecerão entre Julho e Dezembro:
  • Julho/2011
    • 12 e 13/07: CNASI Nordeste/Recife - O IDETI Eventos em Tecnologia da Informação abre o semestre levando até Recife a primeira edição do Congresso CNASI Nordeste/RECIFE - Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança.

  • Agosto/2011
    • 12 e 13/08: VI Workshop SegInfo - tradicional evento de segurança no Rio de Janeiro, que possui uma abordagem acadêmica, técnica e empresarial ao mesmo tempo. O Workshop SegInfo inclui palestras, debates, jogos e dinâmicas sobre segurança da informação, incluindo uma competição de War Games.
    • 31/08: Dia Internacional de Segurança em Informática - evento realizado anualmente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para educar e conscientizar usuários de internet sobre segurança em ambientes informatizados. O DISI inclui atividades de conscientização como palestras sobre segurança, a distribuição de material de conscientização e o fomento à iniciativas que divulguem o tema segurança em informática. As palestras são gratuitas, abertas ao público e também são transmitidas em tempo real.

  • Setembro/2011
    • 03 e 04/09: Vale Security Conference - A Vale Security Conference é uma nova iniciativa que visa levar ao Vale do Paraíba conhecimentos relevantes sobre os problemas relacionados a segurança da informação no mundo corporativo, acadêmico ou na sociedade em geral.

  • Outubro/2011
    • 04 a 07/10: Global AppSec Latin America 2011 Conference - Evento da Open Web Application Security Project (OWASP), focado em metodologias, boas práticas e ferramentas para segurança no desenvolvimento de software. Acontecerá em Porto Alegre (RS) e terá dois dias de cursos e treinamentos (04 e 05/10) e dois dias de conferência (06 e 07/10).
    • 05 a 07/10: VIII ICCyber - Neste ano o ICCyber (Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos) ocorre em Florianópolis. É um evento organizado pela Associação Brasileira de Especialistas em Alta Tecnologia (ABEAT) e possui um foco bem específico em combate ao crime cibernético e forense computacional.
    • 10 e 11/10: III Congresso Crimes Eletrônicos - O evento acontece em São Paulo, na Fecomércio, com debates e palestras sobre os diversos aspectos do combate ao crime eletrônico.
    • 18 a 20/10: teremos a vigésima edição do CNASI-SP, o tradicional Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança (CNASI).


    • 29 e 30/10: teremos a oitava edição da Hackers to Hackers Conference (H2HC), tradicional evento de segurança com foco em pesquisa de vulnerabilidades e novos ataques.

  • Novembro/2011
    • 06 a 11/11: SBSeg - O Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg) é um evento com foco científico, promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É o principal fórum direcionado a pesquisas acadêmicas em segurança da informação. A 11a edição do SBSeg será realizada em Brasília, DF.
    • 12 e 13/11: Silver Bullet - Novo evento criado este ano pelo pessoal da STS Produções e Serviços, que organiza o You Sh0t the Sheriff. O Silver Bullet terá duas trilhas de palestras dos mais diversos assuntos relacionados a segurança da informação, incluindo tecnologia (criando e quebrando), desenvolvimento, gerência, aspectos sociais, entre outros. Os organizadores prometem que o evento também terá espaço para fornecedores (com palestras ou demonstrações), sala lounge dedicada para o relacionamento e networking dos participantes e muito mais.
    • 23 e 24/11: Security Leaders - Segunda edição do Security Leaders, um evento com um formato novo, onde a programação é voltada principalmente em torno de debates, que são transmitidos ao vivo pela Internet. Também inclui uma grande área com expositores.

  • Dezembro/2011
    • 02 e 03/12: GTS-18 - Reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes (GTS), organizada pelo NIC.br. É um evento gratuito, com transmissão online e um foco um pouco mais técnico. Ocorre junto com o GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes.


Se eu esqueci de algum evento brasileiro, me avisem.

Em termos de eventos internacionais, recomendo a Defcon e a Ekoparty. A Defcon é a maior conferência hacker do mundo, com mais de 6 mil pessoas e dezenas de palestras e atividades simultâneas, e acontece de 04 a 07 de Agosto em Las Vegas (EUA), no Hotel e Cassino RIO. A Ekoparty, por sua vez, é um excelente evento de segurança que acontece em Buenos Aires (Argentina) de 21 a 23 de Setembro, com foco principal em pesquisa em segurança. É um evento muito bom e muito próximo de nós.

Nota: O CNASI Courses and Training, que estava marcado para os dias 26 e 27/08, foi adiado e ainda não há previsão para a sua realização.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.