agosto 19, 2011

[Segurança] Hackers e Crackers

Recentemente, o diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Raphael Mandarino Junior, fez um comentário polêmico durante o evento Seginfo 2011, no Rio de Janeiro:
“Eu continuo com a minha posição: hacker é bandido"

Esta frase fez ressurgir em alguns fórums e listas de discussão a polêmica sobre a diferença entre hacker e cracker.

Eu já me enjoei desta discussão há muitos anos atrás, mas infelizmente me sinto na obrigação de dar meu palpite, por fazer parte do Garoa Hacker Clube, que justamente promove a cultura hacker.

As pessoas tem dificuldade de entender que o termo "hacker" assumiu vários significados com o passar do tempo, variando do sentido original (em poucas palavras: nerd, amante da tecnologia) até o sentido pejorativo normalmente associado ao cyber criminoso (ou "pirata da informática"ou como preferir), que justamente é um sentido que se popularizou na mídia.

Antes de mais nada, discutir o sentido de uma frase em que aparece o termo "hacker" exige, portanto, uma análise do contexto em que a palavra foi utilizada, para entender qual foi o significado adotado.

Levantar a bandeira em defesa do uso do termo hacker somente para designar o significado original é válido, porém é uma luta interminável e que provavelmente não vai mudar nada, pois o termo já foi generalizado, principalmente pela mídia, mas já faz parte do vocabulário da população em geral. Quem quer usar a palavra hacker no nome do seu evento, do seu clube ou do seu time de futebol vai passar o resto da vida tendo que explicar qual é o significado que está usando.

Para exemplificar, no Garoa Hacker Clube nós sentimos a necessidade de criar uma página específica para explicar o nosso entendimento do significado da palavra hacker.

O texto "The Hacker Crackdown", escrito em 1992, possui três passagens que explicam a razão do sentido pejorativo do termo hacker:
  • Qualquer forma de poder sem responsabilidade, sem controle direto e formal, é assustador para as pessoas. Deve-se admitir que os hackers são assustadores, e que a base desse medo não é irracional.
  • O termo "hacking" é usado rotineiramente por quase todos os agentes da lei que atuam na fraude informática. A polícia americana descreve quase qualquer crime cometido com, por meio de, ou contra um computador como "hacking".
  • "Hacker" é como os invasores de computadores costumam referir a si próprios. Ninguém que ataca sistemas se descreve espontaneamente como um "intruso de computador", "invasor de computador", "cracker", "hacker do lado negro" ou "gangster de alta tecnologia." Vários termos foram inventados na esperança de que a imprensa e o público mantivessem o sentido original da palavra "hacker", mas poucas pessoas realmente usam esses termos.


Criticar alguém que usa o termo "hacker" é igual querer brigar com a mãe que compra um iogurte da Batavo só porque o filho pediu um "danone".

Um comentário:

Suender Oliveira disse...

Como dito, o termo hacker nos dias de hoje é de difícil compreensão. Nâo vemos na mídia a separação dos termos hacker, cracker, black, gray ou white hat. Tenho que dizer que é difícil explicar, principalmente porque nossos amigos black hats tem movimentado o cybermundo com seus ataques.

A posição de Mandarino para mim foi válida, pois ele fez uso da palavra para se referir a molecada que cometeram os crimes.

Acredito que os "hackers de bem" devem mostrar que são diferentes e com isso difundir as diferenças do termo. Ficar de orgulho ferido com Mandarino é perda de tempo.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.