outubro 06, 2011

[Cyber Cultura] iDead



Steve Jobs, o fundador e CEO da Apple morreu hoje, aos 56 anos, após lutar vários anos contra um câncer no pâncreas.

Em vários momentos Steve Jobs revolucionou a tecnologia e trouxe inovações que até hoje estão presentes na vida de todos nós.

  • Computador pessoal: A Apple ajudou a popularizar o computador pessoal com o Apple II e com o Macintosh, que Steve Jobs apresentou ao mundo em 1984;
  • Interface gráfica: O Macintosh já nasceu com interface gráfica, uma grande novidade para a época, pois sistemas minimamente equivalentes eram extremamente caros.
  • Mouse: A Xerox inventou o conceito do mouse, mas foi a Apple quem descobriu como usá-lo para inovar a forma como os usuários utilizavam os computadores;
  • MP3 player: A Apple reinventou a forma como ouvimos música em 2001, com o lançamento do iPod. Um dispositivo pequeno, simples de usar, e que permitiu o fácil acesso a vídeos e músicas. A loja virtual iTunes permitiu que comprássemos músicas diretamente em formato digital, comprando apenas músicas que quiséssemos, aposentando o formato dos álbuns;
  • iPhone: A Apple simplesmente reinventou o conceito de telefone celular com o iPhone;
  • iPad: Ele inaugurou a era dos Tablet PCs. Algumas empresas já tinham tentado fazer algo parecido antes, mas nenhuma teve o sucesso que a Apple alcançou. Na minha opinião, hoje ainda não temos total visibilidade de como o iPad pode mudar a forma como as pessoas comuns usam e interagem com os computadores. Uma criança consegue usar um iPad. Eu fiquei fascinado quando vi que as lojas oficiais da Apple tem usado iPads para mostrar as características dos produtos em exibição.
  • Pixar: Sim, até mesmo a principal inovadora em desenhos animados digitais foi fruto da genialidade de Steve Jobs. Toy Story inaugurou uma nova era na animação.


Sob o comando de Jobs, a Apple foi uma empresa inovadora, que soube inventar diversos usos para a tecnologia que eram impensáveis até então. O sucesso sempre foi tão grande que, a cada inovação de Jobs, todo o resto da indústria tinha que correr atrás para adaptar seus produtos seguindo os novos conceitos lançados da Apple, para poder competir. Basta ver que os principais telefones mais sofisticados existentes hoje em dia não são nada além de cópias do iPhone. E a indústria de computadores pessoais teve que se reinventar após a Apple lançar o iPad.

Eu senti na pele a genialiade de Steve Jobs recentemente, quando comprei um iPad e fui utilizá-lo para fazer uma apresentação. Para meu espanto, foi extremamente fácil usar o tablet da Apple, praticamente bastou conectar no projetor. Simples. Fácil.

É impossível falar de Steve Jobs sem mencionar o famoso discurso que ele fez em 2005, em uma cerimônia de formatura na universidade de Stanford.



"Sometimes life hits you in the head with a brick. Don't lose faith. I'm convinced that the only thing that kept me going was that I loved what I did. You've got to find what you love. And that is as true for your work as it is for your lovers. Your work is going to fill a large part of your life, and the only way to be truly satisfied is to do what you believe is great work. And the only way to do great work is to love what you do."
Steve Jobs

Steve Jobs foi um dos mais visionários, criativos e inovadores líderes da nossa era.

"No one wants to die. Even people who want to go to heaven don't want to die to get there."
Steve Jobs


Algumas reportagens interessantes:


Para finalizar, um tributo a Steve Jobs, da Wired:

Um comentário:

Luiz Rabelo disse...

sentiremos falta da sua genialidade!

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.