outubro 04, 2011

[Cyber Cultura] Anonymous no Rock in Rio



No último dia do Rock in Rio (o domingo dia 02 de outubro), o vocalista da banda Detonautas, o Tico Santa Cruz, usou a máscara do personagem V utilizada mundialmente pelo grupo Anonymous para fazer um pequeno discurso contra a corrupção no Brasil.

“Existe corrupção no mundo inteiro, irmão, mas apenas no Brasil existe a impunidade do jeito que é. (...) Teve um tal de ‘pela-saco’ que toma conta do Sarney que falou que todo mundo que tava aqui no Rock in Rio que era maconheiro, que era bandido, que era marginal. Pois bem, irmão, eu prefiro mil vezes conviver com um maconheiro honesto do que com um bandido de terno e gravata que rouba o povo”


A máscara do filme "V de Vingança" faz referência ao revolucionário inglês Guy Fawkes (1570-1606), responsável pela chamada "Conspiração da Pólvora", uma tentativa de explodir o parlamento inglês para matar o rei da Inglaterra. Mas, história a parte, ela se popularizou recentemente como um símbolo do grupo Anonymous, também adotada pela "célula" do grupo Anonymous no Brasil.

O grupo Anonymous brasileiro até colocou um vídeo no YouTube com o trecho do discurso do Tico Santa Cruz e divulgando a iniciativa do grupo Anonymos de protestar contra a corrupção no Brasil.



Aqui no Brasil, ao contrário do resto do mundo, os integrantes do Anonymous resolveram abraçar a causa da anti-corrupção. Enquanto as diversas células do grupo Anonymous no resto do mundo estão defendendo a liberdade de expressão na Internet e se mobilizam contra qualquer tentativa de regulamentar leis de proteção ao copyright na Internet, aqui o grupo fica protestando contra a corrupção. Os anônimos já organizaram dois protestos, no dia 02 de julho e no feriado de 07 de setembro deste ano. As passeatas no feriado de 07 de setembro atraíram centenas de pessoas em várias cidades, e receberam destaque da mídia (que, nos casos que eu vi, não mencionaram o Anonymous, apenas se referiram como um "protesto organizado pelas redes sociais"). Agora o grupo também planeja uma nova série de passeatas no feriado de 12 de outubro.

Eu concordo plenamente que a corrupção é um dos grandes problemas nacionais, que atrapalham o desenvolvimento social e econômico do nosso país. Mas eu ainda não consigo ver nenhuma profundidade no movimento do Anonymous. Não vejo nenhuma proposta para melhorar as coisas. Reclamar por reclamar é fácil. Podemos reclamar da corrupção, do trânsito, ou da chuva no meio do show do Guns 'N Roses. Mas a reclamação deve ser seguida por alguma proposta para resolver o problema, mudando e melhorando a situação atual.

Junte a isso o fato que o povo brasileiro não tem consciência política, o mínimo de patriotismo (exceto quando tem jogo da seleção da Copa do mundo) e nem a menor tradição de protestar para defender os seus direitos.

Sem ideologia e sem proposta, a passeata é apenas baderna. Serve só para chamar a atenção.

Eu achei interessante o comentário que a revista Isto É fez sobre esta mobilização, e que resume o que eu também penso sobre isso:

"Mas se a pauta do movimento mostra-se ampla, é justamente a falta de um foco específico que pode levar ao seu esvaziamento. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) acha necessário eleger princípios. O professor de ética da Unicamp Roberto Romano alerta que existe uma distância imensa entre gritar contra a corrupção e acabar com ela. Sem consistência, o movimento corre o risco de se tornar mero modismo. Vale lembrar que alguns fenômenos espontâneos na história recente do Brasil serviram para o bem, caso do impeachment de Collor e da iniciativa popular que deu origem à Lei da Ficha Limpa. Mas houve também exemplos para o mal. Afinal, foram de geração espontânea a onda udenista que garantiu a eleição de Jânio Quadros e, mais tarde, a ultraconservadora Marcha da Família com Deus pela Liberdade, que sustentou o Golpe Militar de 1964."


Mas, sendo otimista, eu tenho esperanças que estas passeatas sirvam para, ao menos, plantar um pouquinho de conscientização nas novas gerações, e eventualmente, mudar a apatia do pessoal no futuro.

2 comentários:

Luiz Rabelo disse...

Excelente artigo, amigo Anchises! Faço das suas minhas palavras: Que estas mobilizações populares sirvam ao menos para conscientização da população! O povo brasileiro, de uma forma geral, é muito paz-e-amor. Já passa da hora de darmos um basta nesta situação e prepararmos um Brasil melhor para nossos filhos!

Italo Adriano disse...

Boa Anchises, lembrei de vc qd o tico entrou no palco com a mascara dos Anonymous. Eu tava lá na frente do palco.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.