Há poucos dias eu estava jantando um temaki em um restaurante na Rua Augusta, quando inadvertidamente ouvi um pedaço de conversa na mesa em frente, aonde um grupo de quatro jovens comentou, em um determinado momento, que tinha colocado uma mensagem no "face". Nessa hora eu percebi o quanto o Facebook já se popularizou no Brasil.
O Facebook já dominava a preferência dos internautas em quase todo o mundo, com notável excessão na China (dominada pelo QQ) e no Brasil, aonde o Orkut dominava até há pouco tempo. Mas, em Setembro deste ano, o Facebook ultrapassou o Orkut em termos de números de usuários no Brasil, e assumiu a preferência dos Brasileiros (uma notícia que foi inicialmente contestada pelo IBOPE).
O Brasil provavelmente era o único país aonde o Orkut ainda dominava a preferência dos usuários, mas o Orkut não resistiu a grande expansão do "Face" que aconteceu por aqui neste ano. Rapidamente os internautas brasileiros migraram para o Facebook. Segundo o IBOPE, o Facebook registrou 30,9 milhões de usuários únicos em Agosto (representando 68,2% dos internautas Brasileiros, no trabalho e em domicílios), contra 29 milhões do Orkut (64%) e 14,2 milhões de usuários (31,3%) no Twitter. Em Maio deste ano, o Facebook tinha apenas 10,7 milhões de usuários no Brasil.
No mundo todo, o Facebook já atingiu a marca de 800 milhões de usuários, sendo que apenas menos de 25% deles estão nos EUA.
Nesta semana o Facebook ganhou a capa da revista Veja e uma reportagem que destacou que o crescimento do Facebook está fazendo a Internet passar da "Era das buscas" para a "Era Social", aonde as pessoas irão ditar muito de seu uso online a atividades envolvendo interação com conhecidos, ou influenciados pelos gostos dos membros de sua rede social. Além do mais, a reportagem destacou alguns usos interessantes do Facebook e creditou parte do sucesso a capacidade do Facebook em criar ferramentas e iniciativas que se mostraram acertadas e a capacidade de conseguir corrigir rapidamente qualquer equívoco que cometessem. Em breve, as pessoas vão usar o "Face" como principal meio para compartilhar informações online, incluindo fotos, vídeos e trocando dicas de compras online (o chamado "social commerce").
Agora o crime cibernético brasileiro também vai se mudar para o Facebook. Os analistas da Kaspersky já tinham identificado o primeiro vírus nacional para o Facebook em Junho deste ano, um vírus criado por cyber criminosos brasileiros, com mensagens em português e que atacava usuários brasileiros. Daqui a pouco vamos ver o Facebook hospedando as mesmas atividades criminosas que poluem o Orkut, desde diversas modalidades de calúnia e bullying, até pornografia infantil. Isto sem falar das diversas comunidades existentes no Orkut utilizados por cyber criminosos para compartilhar dicas e vender serviços criminosos e informações roubadas.
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