O relatório é bem longo e detalhado, e apresenta alguns resultados bem interessantes:
- Sobre o tipo de blogueiros:
- A grande maioria dos blogueiros são considerados "hobbistas": 60% dos entrevistados se encaixam nessa categoria, de pessoas que mantém seus blogs por diversão, e não para obter ganho financeiro.
- 18% dos entrevistados são considerados blogueiros profissionais (em tempo total ou parcial). Eles são os blogueiros independentes que usam seus blogs como uma forma de complementar sua renda, ou como um trabalho em tempo integral.
- Apenas 8% dos blogs são corporativos (pertencentes a empresas) e 13% são empreendedores, ou seja, pessoas que blogam para uma empresa ou startup própria.
- A grande maioria dos blogueiros são considerados "hobbistas": 60% dos entrevistados se encaixam nessa categoria, de pessoas que mantém seus blogs por diversão, e não para obter ganho financeiro.
- Algumas informações interessantes:
- Apenas 37% dos blogueiros profissionais "Full Time" tem o blog como fonte de rendimento principal.
- A maioria dos blogueiros têm seus blogs por pelo menos dois anos.
- A maioria dos entrevistados atualizam seu blog duas ou três vezes por semana.
- Uma minoria de blogueiros postam diariamente. Blogar ativamente é claramente recompensado: os Top 100 blogueiros, segundo a Technorati, produzem em média 36 vezes mais conteúdo do que a média dos blogueiros.
- Outros blogs, conversas com amigos e informações em mídia sociais representam as principais influências na escolha dos tópicos que são blogados.
- Entre os blogueiros profissionais, corporativos e empreendedores, a principal métrica para medir o sucesso é o número de visitantes únicos, enquanto que 42% dos blogueiros Profissionais "part time" e 38% dos "Full Time" consideram a receita como a principal métrica.
- A maioria dos entrevistados usam seus blogs como uma maneira de compartilhar conhecimentos e experiências. Muitos hobistas usam seus blogs como uma forma de falar o que vem a mente (31%), enquanto os empreendedores utilizam o blog para atrair novos clientes para seus negócios (29%).
- A maioria (54%) dos entrevistados dizem que fizeram amigos através do blog, e o mesmo número concordam que tornaram-se mais envolvidos com as áreas de seu interesse.
- A grande maioria (82%) dos blogueiros entrevistados também usam o Twitter, em geral para promover o seu blog (77%), seguir os amigos (60%), e achar links interessantes (59%). 89% usam o Facebook.
- Wordpress é o serviço de hospedagem de blog mais popular, usado por 51% dos entrevistados, seguido pelos serviços Blogger e Blogspot, do Google (21% e 14%).
- Apenas 37% dos blogueiros profissionais "Full Time" tem o blog como fonte de rendimento principal.
Na minha opinião, merece um destaque especial a sessão que discute os tópicos blogados:
- Os blogueiros hobistas costumam abordar principalmente reflexões pessoais, enquanto os bloggers profissionais, corporativos e empreendedores tendem a blogar sobre tecnologia. Negócios também é um tema muito popular para blogueiros corporativos e empreendedores.
- 79% de todos os entrevistados descrevem seu estilo de blog como "sincero", e 67% descrevem seu estilo como "conversação". Profissionais, empresas e empreendedores também descrevem seu estilo como "especialista".
- De acordo com os blogueiros, o terremoto japonês e o tsunami geraram a maior quantidade de notícias na blogosfera no ano passado (38%).
- 22% dos entrevistados sentiram que os protestos no oriente médio, a chamada "Primavera árabe", recebeu o maior impacto positivo da blogosfera.
O estudo também mostra alguns dados interessantes sobre a categoria de blogueiros "hobistas", que é a categoria que eu acredito que eu me enquadro:
- Metade dos hobistas preferem expressar suas "reflexões pessoais" em seus blogs.
- 60% indicam que gastam menos de três horas por semana blogando.
- Metade dos hobistas respondem individualmente aos comentários dos leitores.
- Como 72% dos blogueiros usam seu blog para falar de assuntos que vem nas suas mentes, a principal métrica que eles usam para dizer que tem sucesso é a satisfação pessoal (61%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário