junho 21, 2012

[Cyber Cultura] Como seria o mundo sem a Internet?

Para mostrar o quento estamos dependentes da Internet hoje em dia e como poderia ser difícil viver sem ela, o pessoal do Education Database Online publicou há pouco tempo um infográfico bem caprichado, com várias estatísticas sobre o uso da Internet. Dê oma olhada:


World without Internet
Via: OnlineEducation.net


Estas estatísticas mostram como a Internet tem nos ajudado a nos conectar com praticamente qualquer pessoa no mundo e ter acesso fácil a uma quantidade praticamente infinita de informação. Afinal, são cerca de 2.3 bilhões de pessoas conectadas e 550 milhões de websites em todo o mundo.

Uma das estatísticas que eu achei mais interessante foi que, se antes estimávamos que o grau de separação entre as pessoas era de no máximo 6 nós (ou seja, você está a 6 amigos de distância de qualquer pessoa do mundo), a Internet e as redes sociais diminuiram esta distância para pouco menos de 4 pessoas, em média (3.74 pessoas). Ou seja, a Internet está aproximando todos nós, e tornando um mundo um lugar "menor".

Além de aproximar as pessoas, e facilitado o acesso a informação, a Internet também tem ajudado a nos mobilizar politicamente. Hoje há uma demanda maior por transparência dos governos, como nunca antes. As pessoas querem ouvir e serem ouvidas, querem manifestar suas idéias e posições políticas. Além disso, como as estatíticas do infográfico mostram, ficou mais fácli nos mobilizarmos com o uso da Internet: bastou uma semana para os egípcios organizarem uma revolução, que derrubou 30 anos de ditadura em apenas 18 dias.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.