junho 12, 2012

[Segurança] Eventos de Segurança no Segundo Semestre de 2012

O primeiro semestre ainda nem chegou ao fim, mas já estou começando a me programar para a sequência de eventos de segurança irão ocorrer no até o final do ano.

Segue abaixo uma lista com os eventos  que acontecerão entre Julho e Dezembro deste ano e que eu considero como os mais importantes na área de segurança:
  • Julho/2012
    • 02 e 03 de julho: GRC International + DRI Day América Latina - Evento de GRC e Continuidade de Negócios, com palestras focadas em assuntos gerenciais. O GRC International + DRIDay fomenta a discussão de como criar e aplicar diretrizes de governança nos domínios de gestão de riscos (Segurança da Informação, Governança Corporativa e de TI, Continuidade de Negócios, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Meio Ambiente).
  • Agosto/2012
    • 01 e 02/08: CNASI Recife - Segunda edição do CNASI que ocorre no Nordeste, em Recife (PE). Dois dias de palestras e debates focados principalmente em temas de gestão, auditoria de TI, segurança da informação e governança.O Evento também tem uma área de expositores.
    • 23/08: SecureBrasil - Esta é segunda edição brasileira da principal conferência do (ISC)². Palestras direcionadas a profissionais experientes de mercado, com uma área de exposições para os patrocinadores.
    • 23 e 24/8: IV CONGRESSO DE CRIMES ELETRÔNICOS E FORMAS DE PROTEÇÃO: Evento realizado pela FECOMERCIO, em São Paulo. Evento bem organizado, com palestras e debates relacionados a área de segurança e de direito digital.
    • 27/8 a 01/09: VII Workshop SegInfo - tradicional evento de segurança no Rio de Janeiro, que possui uma abordagem acadêmica, técnica e empresarial ao mesmo tempo. O Workshop SegInfo inclui palestras e debates sobre segurança da informação, além de uma competição de War Games.
    • 29/08: Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) - evento realizado anualmente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para educar e conscientizar usuários de Internet sobre segurança . O DISI inclui atividades de conscientização como palestras e distribuição de material de conscientização, além de fomentar iniciativas que divulguem o tema segurança em informática. As palestras são gratuitas, abertas ao público e também são transmitidas em tempo real. Neste ano, o DISI terá como tema Privacidade de Dados na Internet.

  • Setembro/2012
    • 26 a 28/09: ICCyber - Neste ano o ICCyber (Conferência Internacional de Perícias em Crimes Cibernéticos) ocorre em Brasília. É um evento com foco bem específico em investigação e combate ao crime cibernético e forense computacional. Atrai principalmente funcionários da polícia federal e estadual (peritos e delegados especializados em crime cibernético), membros do governo e forças armadas e funcionários de bancos. Palestras técnicas e uma área de expositores relativamente grande.

  • Outubro/2012
    • 20 e 21/10: Hackers to Hackers Conference (H2HC) - A H2HC é o maior, mais importante e mais tradicional evento brasileiro de segurança com foco em pesquisa em segurança, vulnerabilidades e novos ataques. Antigamente a H2HC era restrito ao pessoal mais relacionado a pesquisa ou ao mundo underground, mas hoje em dia o evento se tornou um dos mais importantes do mercado de segurança brasileiro
    • 21/10: Conferência O Outro Lado BSides São Paulo - A quarta edição da mini-conferência Co0L BSidesSP, organizada pelo Garoa Hacker Clube, acontecerá em paralelo com a H2HC. A conferência será gratuita, com diversas atividades programadas para acontecer simultaneamente: palestras (com foco mais técnico), oficinas, debates e churrasco.
    • 22 a 24/10: CNASI-SP - o tradicional Congresso Latinoamericano de Auditoria de TI, Segurança da Informação e Governança (CNASI) organizado pelo IDETI. Palestras com foco principal em gestão, abrangendo temas como auditoria, compliance, riscos e segurança.
  • Novembro/2012
    • 07 e 08/11: Security Leaders - Terceira edição do Security Leaders, um evento onde a programação é voltada principalmente em torno de debates que podem ser assistidos no local e são transmitidos ao vivo pela Internet. Também inclui uma grande área com expositores.
    • 10 e 11/11: Silver Bullet - Evento do pessoal que organiza o You Sh0t the Sheriff. O Silver Bullet terá duas trilhas de palestras dos mais diversos assuntos relacionados a segurança da informação. O evento também tem espaço para fornecedores e uma enorme sala lounge dedicada para o relacionamento e networking dos participantes.
    • 19 a 22/11: Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2012): , realizado anualmente desde 2001, O SBSeg é o maior, mais importante e até aonde eu sei, o único (!!!) evento acadêmico brasileiro na área de Segurança. A cada ano ocorre em um local diferente, e a edição deste ano será em Curitiba (PR).
  • Dezembro/2012

    Em termos de eventos internacionais, eu conheço e sempre recomendo dois: a Defcon (que neste ano celebra a sua vigésima edição) e a Ekoparty, na Argentina. A Defcon é a maior conferência hacker do mundo, com mais de 6 mil pessoas e dezenas de palestras e atividades simultâneas, e acontece de 26 a 29 de Julho em Las Vegas (EUA), no Hotel e Cassino RIO. Neste ano também teremos a terceira edição da Hackcup, um campeonato de futebol que acontece junto com a Defcon. A Ekoparty, por sua vez, é um excelente evento de segurança que acontece de 17 a 21 de Setembro em Buenos Aires (Argentina), com foco principal em pesquisa em segurança e palestras mais técnicas. Também inclui uma competição de Capture The Flag (CTF) e uma área de expositores. A "eko" é um evento de excelente qualidade e muito próximo de nós.

    Para ver uma lista mais completa com todos os eventos de TI e segurança no Brasil e os principais eventos no mundo, eu recomendo que você visite o site Agenda TI e o site da LMS Treinamentos. Além disso, o IDETI, que organiza o CNASI, mantém em sua home page uma lista com todos os eventos que eles irão realizar durante o ano.

    Se eu esqueci de algum evento brasileiro importante, me avisem.

    Nota: No momento em que eu escrevi este post, ainda não tinha sido divulgada a data do Silver Bullet nem do GTS-20 (Reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes - GTS).
    Nota 2: Post atualizado em 19/Junho com informações do congresso da FECOMERCIO, SBSeg e Silver Bullet.
    Nota 3: Post atualizado em 02/Nov. com a data do GTS-20 (Reunião do Grupo de Trabalho em Segurança de Redes).

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.