agosto 16, 2012

[Carreira] NOT CISSP

Em 2005 eu anunciei aqui quando tirei minha certificação CISSP, por isso, nada mais justo do que anunciar aqui que neste ano eu decidi não renovar a minha certificação.

Que fique claro que eu não tenho nada contra a certificação CISSP nem contra as centenas de colegas brasileiros que a possuem (embora eu nunca deixei de me manifestar que acredito que a formação básica é mais importante que certificações). Mas, passados 7 anos, eu não vi valor em ficar pagando uma anuidade e preenchendo formulários burocráticos que, por si só, não agregavam nada em minha carreira.

Talvez eu não tenha enxergado os benefícios em ser um CISSP...


... mas no meu emprego atual não tenho como fazer isso :(

A certificação CISSP tem algumas vantagens, inegáveis:
  • É a certificação melhor reconhecida no mercado de trabalho, o que facilita a sua vida se você estiver procurando emprego (não é o meu caso) ou se você precisar se apresentar para alguém que não te conheça, pois o título "CISSP" vai mostrar de cara que você é um especialista na área (e, como uma vez um gringo me disse, mostra que você adere a um padrão ético - definido pelo código de ética da ISC2)
  • O processo de estudos para a prova de certificação, se bem aproveitado, fornece um background bem completo na área de segurança e uma boa visão de toda a complexidade de nossa área.
  • No meu caso, eu coloco uma vantagem adicional: como estudei junto com o primeiro grupo de estudos (que durante um tempo foi organizado pela ISSA Brasil), tive a oportunidade de conhecer alguns dos meus melhores e maiores amigos até hoje.

Mas, uma vez que você faz a prova (complicadíssima e que demanda muito estudo), para se manter certificado basta pagar uma taxa anual e preencher um formulário para declarar os seus "CPEs", que é um mecanismo usado para verificar se você se mantém atualizado, ou seja, vai em eventos, lê livros e revistas, e faz cursos. Ou seja, após o primeiro ano, a certificação somente certifica que você paga a anuidade da ISC2 e vai em eventos.

E, confesso, não sei dizer quais os benefícios que a ISC2 nos dá em troca, além do fato do título ajudar a passar na peneira do RH, que fica procurando palavras-chave como "CISSP" em meio a centenas de CVs. A ISC2 tem alguns benefícios, mas quase a totalidade deles são vantajosos somente se você mora nos EUA: descontos em eventos nos EUA, descontos em assinaturas de revistas americanas, etc.

Também não custa lembrar algo que eu já disse publicamente algumas vezes: o CISSP não nos torna Deuses, e não faz com que tudo o que toquemos vire ouro (uma alusão ao mito de que todo CISSP automagicamente ganha um salário de marajá).

Há dois anos atrás comecei a me questionar os benefícios de manter a certificação. Na falta de uma resposta satisfatória, neste ano eu deixei a fatura de lado.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns pela atitude! Um negócio é bom somente quando é bom para ambas as partes.

Sucesso!

João Paulo Spader Back

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.