fevereiro 20, 2013

[Cyber Cultura] Convivendo com Trolls

Tem um Troll pegando no seu pé? Então os seus problemas acabaram: chame o Paulo Coelho!

Recentemente o Paulo Coelho escreveu um texto em seu site chamado "Manual de matar trolls" aonde ele dá dicas de como lidar com os Trolls, ou seja, pessoas que ficam importunando e provocando outras (que hoje em dia chamamos de "bulling" ou "trolling").

Segundo o artigo do Paulo Coelho, os trolls são pessoas com um comportamento doentio e covarde, que se aproveitam da suposta anonimidade na Internet, para fazer o bulling (trolagem). Normalmente as provocações são direcionadas a quem tem algum destaque no grupo, que está fora dos padrões e, em vários casos, está acima da média - incluindo celebridades. Entretanto, isto pode causar mal para as pessoas mais fracas, e já existem casos de adolescentes que passaram por depressão ou até mesmo que se suicidaram por isso.

A receita do Paulo Coelho pode ser resumida em uma única palavra: "vingança". Ou, como ele disse:
  • "Só existe uma maneira de reagir: deixando bem claro que qualquer coisa que escreverem sobre você terá consequências no futuro."
  • "(...) um dia eles vão precisar de sua ajuda. E você, claro, não vai ajudar."
  • Crie uma lista com o nome de todos os que "pertencem às trevas"e mantenha-a atualizada.
  • "Cabe a você lutar contra aqueles que querem cobrir o mundo de negatividade e de trevas."

Isto até pode ser efetivo, mas o Paulo Coelho esqueceu das três dicas que eu considero serem as mais importantes e que são as que melhor funcionam contra os Trolls:
  • "Não Alimente os Trolls" (expressão originária do inglês "Do Not Feed The Troll"). Esta é a principal dica: não dê motivos para ser trollado. Não se exponha mais do que o necessário e, se você perceber que está na mira de um Troll, fique na sua e evite se expor ou fazer algo para motivar ainda mais o chato que está no seu pé.
  • Ignore-os. Os Trolls gostam de sentir que estão importunando alguém e gostam de chamar a atenção. Eles se motivam ao ver que estão irritando ou fragilizando alguém. Se você não der atenção para as provocações e não demonstrar que ficou abalado por isso, em breve eles vão te ignorar e buscar outra pessoa para atacar. por outro lado, se você reclamar, enfrentá-los ou mostrar que foi afetado pelos ataques, eles vão se sentir motivados a continuar.
  • Nunca discuta com um Troll. Ele não segue argumentos racionais. Ele leva a discussão para um ponto de vista idiota e injustificado, e vai te vencer pela experiência. Os Trolls tem prazer e experiência em irritar e importunar os outros, por isso, quanto mais você discutir com eles, estará dando mais combustível para eles, mais motivos para eles continuarem no seu pé.


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.