fevereiro 28, 2013

[Segurança] Estatísticas de Phishing em 2012

Um estudo recente da RSA sobre fraude online em 2012 trouxe algumas estatísticas sobre os casos de phishing em 2012:
  • O número de casos de phishing cresceu 59% em 2012 em todo o mundo;
  • Os prejuízos causados pelas fraudes de phishing atingiram cerca de US$ 1,5 bilhão em 2012, um aumento de 22% em comparação com 2011;
  • O Brasil está entre os cinco países com maior frequência de ataques de phishing, junto com o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e a Africa do Sul. Também somos o quarto país com maior quantidade de sites de phishing, logo após os EUA, Inglaterra e Alemanha.
A CBN apresentou uma pequena reportagem, bem objetiva, sobre este assunto:



As fraudes de phishing são realizadas através de e-mails e páginas web falsas, que simulam páginas ou mensagens verdadeiras de instituições conhecidas, ou tentam se fazer passar por mensagens de outras pessoas.

Os ataques de phishing sempre tem como objetivo final convencer a potencial vítima a preencher um formulário com dados pessoais ou a abaixar um arquivo com um trojan ou vírus que irá infectar o seu computador. Os casos mais comuns de phishing hoje em dia no Brasil são mensagens que se fazem passar por avisos de bancos, promoções de cartões de crédito, prêmios de empresas aéreas e programas de milhagem, além de mensagens do Serasa, Receita federal, e supostos boletos eletrônicos e fotos de amigos.

O CAIS, da RNP, possui um catálogo online com vários exemplos de ataques de phishing. Este site mostra como os ciber criminosos brasileiros as vezes conseguem criar mensagens bem convincentes.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.