Provavelmente por conta disso, uma galera criou um tal de "índice de massa virtual", algo parecido com o famoso "índice de massa corpórea" (IMC), que mede a quantidade de gordura em nosso corpo.
Uma reportagem da revista Isto É no ano passado sobre o vício em redes sociais apresentou um questionário criado por Daniel Sieberg, autor do livro “The Digital Diet”, que ajuda a testar o quanto cada um usa as tecnologias digitais a nossa disposição. Este teste se propõe a ajudar no diagnóstico da dependência, o primeiro passo para adotarmos um controle (dieta) visando regular os excessos de uso.
Não sei quenato a você, mas o meu score deu 49 - ou seja, eu devo ter algo que poderiam chamar de "obesidade virtual mórbida"!!!
Mas nem tudo está perdido. Primeiro, ter é diferente de usar. Ou seja, podemos ter diversos perfis em redes sociais, mas não precisamos ficar conectados nelas o tempo todo! A reportagem dá algumas dicas para reduzir o uso e a dependência das redes sociais:
- Estabeleça horários específicos para usar as redes sociais e a Internet
- Mantenha uma vida também fora da Internet, visitando parques, encontrando amigos, etc.
- Não use seus dispositivos eletrônicos (principalmente smartphone e tablet) se você estiver acompanhado. Deixe para usá-los quando estiver sozinho e aproveite mais a compania dos amigos e familiares.
- Evite a tentação de ficar sempre atualizando seus gadgets. Sempre haverá um aparelho novo esperando ser comprado.
- Cuidado ao postar informações pessoais nas redes sociais. Só compartilhe informações que você compartilharia também na vida real.
- Evite usar o smartphone nas horas da refeição. E nunca o leve para a cama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário