maio 09, 2013

[Carreira] Empresas pesquisam candidatos na Internet

Neste comentário recente do Max Gehringer, ele discute que hoje em dia as empresas já tem o hábito de pesquisar os nomes de candidatos na Internet durante o processo seletivo. Mas o que fazer se houver alguma informação negativa sobre você?




A dica aqui é que devemos ter cuidado com as informações que existem sobre nós e que estejam disponíveis online. Por isso, se o candidato tem algum problema que a empresa pode descobrir e que possa prejudicar sua avaliação, a sugestão é que o candidato explique a situação logo no primeiro contato, para evitar ter que explicar depois da empresa descobrir isso. A pró-atividade do candidato evita que ele seja descartado sem ao menos ter a chance de se explicar, e para isso o Max sugere que este tipo de esclarecimento conste no próprio currículo.

O comentário disse respeito a um ouvinte que sofreu um processo que saiu em jornais, mas pode se aplicar a qualquer tipo de informação negativa que tenha sido divulgada online. A mesma preocupação deve abranger nossa imagem online, que é criada através dos perfis que temos nas redes sociais. Devemos considerar que potenciais recrutadores vão fazer uma busca pelos candidados nas redes sociais, e através dela vão levantar o perfil do candidato a partir da imagem que ele(a) passou através das suas redes sociais. Por isso, devemos ter cuidado com as inormações que compartilhamos online, e com as informações sobre nós que outras pessoas podem, eventualmente, publicar.

A coluna de comentários do Max Gehringer na rádio CBN possui várias dicas sobre carreira e sobre como se portar em uma entrevista de empregos, que sempre vale a pena dar uma ouvida. Eu sou fã dos seus comentários, pois são sempre diretos, objetivos e realistas.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.