maio 06, 2013

[Cyber Cultura] Drone attack!

O uso militar de drones, os pequenos aviões operados por controle remoto, ganhou muito destaque nos últimos anos como uma arma de espionagem e, principalmente, de ataque. Embora eles permitam que militares operem em uma zona de conflito sem arriscar as suas vidas, o uso de drones como uma arma de ataque tem causado muita polêmica e muito protesto, principalmente pelo pessoal que tem sido atacado.

O projeto de uso de drones para fins militares surgiu nos EUA durante o governo do presidente George Bush, que o repassou para seu sucessor, Barack Obama. Segundo o livro Confront and Conceal do jornalista David Sanger, quando Barack Obama assumiu o seu primeiro mandato, George Bush recomendou que ele mantivesse dois projetos militares: o uso de drones e o projeto "Olympic Games", que foi responsável pela criação do Stuxnet.

Segundo alguns dados divulgados pela ONG Bureau de Jornalismo Investigativo, até hoje os drones já mataram 2.537 pessoas em 366 ataques realizados no Paquistão. O governo do Paquistão afirma que pelo menos 400 dos mortos eram civis inocentes. A Época fez um infográfico bem caprichado sobre estas estatísticas:







Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.