Segundo uma pesquisa realizada recentemente pelo instituto de pesquisa Information Technology and Innovation Foundation (ITIF) e Cloud Security Alliance americana, a indústria de Computação em Nuvem pode ser impactada diretamente pelos escândalos de espionagem envolvendo a NSA (a Agência de Segurança Nacional dos EUA), revelado pelo Edward Snowden.
Por conta do risco de espionagem e a consequente preocupação com privacidade, empresas e instituições estrangeiras estão cancelando contratos e reduzindo o uso de provedores de serviços em nuvem baseados, pois a espionagem podem afetar diretamente a confidencialidade de dados armazenados na nuvem. Afinal de contas, as revelações do Snowden mostram um programa sofisticado e abrangente de espionagem do governo norte-americano focado na coleta massiva de dados eletrônicos de empresas e usuários, muitas vezes com a conivência forçada de empresas de tecnologia baseadas nos EUA, como Facebook, Google, Microsoft, Apple, Yahoo e muitas outras - incluindo empresas de telecomunicações.
Como consequência, o ITFI estima que a indústria de computação em nuvem nos Estados Unidos pode perder entre US$ 25 bilhões e US$ 35 bilhões em receita nos próximos três anos.
Em uma outra pesquisa realizada há pouco tempo pela Cloud Security Alliance com 500 executivos, 10% dos entrevistados não americanos disseram ter cancelado um projeto com um fornecedor de Cloud Computing baseado nos EUA, enquanto 56% afirmaram ser menos propensos a usar um serviço de nuvem com base nos EUA. Entre as empresas com sede nos EUA, 36% indicaram que as divulgações sobre a espionagem da NSA tornaram mais difícil a elas fazer negócio fora do país.
Um comentário:
O Dropbox, por exemplo, nos termos de serviço, deixa bem clara a livre utilização do conteúdo armazenado pelos usuários.
Postar um comentário