maio 29, 2014

[Segurança] O bicho está pegando para os governos!!!

Não sei se você também tem esta percepção, mas estamos presenciando uma certa tensão entre alguns governos no mundo online:

Vejamos...



Desde que o Edward Snowden divulgou documentos comprovando um esquema monumental de espionagem global da NSA, vários governos e empresas começaram a se preocupar muito mais com a espionagem cibernética. Isso deixou de ser algo restritoà China e, eventualmente, Rússia, e tornou algo que impacta a todos os governos, empresas e pessoas. E, definitivamente, colocou os EUA lado a lado com os vilões da história (China e Rússia).

O site Stratfor publicou uma reportagem bem interessante discutindo as implicações da decisão dos EUA de criminalizar os 5 militares chineses. Segundo eles, embora esta decisão tenha pouco resultado prático, ela marca o início de um posicionamento formal do governo americano sobre ciber espionagem e guerra cibernética. Os Chineses não vão entregar os militares para os EUA e não vão parar de espionar todo mundo. Mas essa decisão dos EUA reconhece o envolvimento de governos com espionagem, sabotagem e destruição online e, mostrando que isso pode ser criminalizado, faz aumentar o risco de um país se envolver em ciber espionagem contra outra nação. Além disso, os EUA já iniciam a discussão sobre os limites da ciber espionagem e ciber guerra impondo o seu ponto de vista.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.