setembro 01, 2015

[Carreira] Graduação, pós-graduação ou certificação?

Talvez esta seja a pergunta mais frequente quando discutimos sobre carreira em tecnologia ou em segurança da informação. Eu mesmo já escrevi sobre isso em 2012.

Resolvi voltar a este assunto após ler um excelente texto do Gilberto Sudré respondendo sobre esta pergunta. Na visão dele (spoiler detected!!!) a graduação é mais importante do que a certificação por permitir uma base para a construção de uma carreira sólida e duradoura.

A minha opinião é idêntica. Quando me perguntam sobre graduação ou certificação na área de TI, eu respondo que antes de mais nada a pessoa tem que aprender a falar Inglês. Depois disso, ou melhor, em paralelo, deve fazer a graduação para ter uma base, e somente depois partir para a certificação, que vai mertitir se especializar em uma determinada área ou ferramenta, e de quebra a certificação serve para atestar o conhecimento nessa tecnologia específica.

Mas me parece que os jovens hoje são muito imediatistas: eles esperam ouvir que é melhor gastar 1 mês para conseguir uma certificação do que 3 ou 4 anos para ter um diploma de graduação. Todos querem tudo rápido. Todos querem subir na carreira rápido. Mas, fazendo assim, ganham no curto prazo e perdem ao longo prazo.

Mas, como estamos falando de carreira, e não do que você vai comer na janta de hoje a noite, devemos pensar no longo prazo: que conhecimento você adquire hoje e vai levar até o fim de sua vida? Resposta: idiomas e diplomas (graduação e pós). Certificações vencem, tem prazo de validade. Diplomas e cultura, não - duram para sempre. Isso niguém tira de você, isso não caduca com o tempo.

4 comentários:

Unknown disse...

Anchises, Concordia plenamente, principalmente sobre idiomas.

Otimo post.

Andherson disse...

A graduação as vezes pode ser uma grande perca de tempo, acho que pra quem só quer garantir um emprego , certificação,experiencia e alguns cursos podem ser melhores e mais recompensadores que ficar 4 ou 5 anos numa faculdade. Se você quer realmente aprender a faculdade pode ser mais útil mas mesmo assim tudo depende da pessoa. Resumindo minha opinião, se você não está realmente disposto a querer estudar e aprender a faculdade vai ser o dinheiro mais mal gasto da sua vida, além do tempo perdido. Estudar por conta própria as vezes é bem mais recompensador.

Rodrigo Carvalho de Brito disse...

Excelente observacao!!! Eu sempre me perguntei quanto a isso e realmente depois de anos estudando vejo que eh necessario uma base solida para a formacao do conhecimento. Deve-se ter pasciencia para ter um dominio sobre algo especifico e atingir o maximo da aerea em termos de conhecimento. Eh o objetivo maior de quem quer aprender e ensinar.

johnK3r disse...

Cada caso é um caso. Mas o ultimo paragrafo me fez repensar !! Resumindo: Certificação caduca.

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.