setembro 11, 2015

[Cidadania] 11 de Setembro

Hoje é o 14o aniversário do ataque terrorista de "11 de setembro", que ficou marcado na memória de todos pela queda das Torres Gêmeas do World Trade Center (WTC), em Nova Iorque.


Pensei em destacar dois aspectos interessantes sobre esta data, para reflexão de todos:
  • É incrível como um único incidente alterou de forma tão dramática a história e a vida de tantas pessoas. O mundo pós-11 de setembro é, definitivamente, um mundo diferente, assombrado pelo medo do terrorismo internacional e dominado pelo excesso de vigilantismo e medidas de segurança ao nosso redor (muitas das quais são pouco eficientes para evitar um ataque terrorista; não passam de um "teatro da segurança");
  • Este foi um acontecimento tão marcante a ponto de ser um daqueles raros casos em que todos que vivenciaram este dia sabem dizer aonde estavam e o que estavam fazendo. Eu, particularmente, estava trabalhando, em uma reunião, e quando saímos da reunião, os colegas de trabalho estavam grudados na TV - era o momento em que as duas torres estavam em chamas, ainda de pé. Assistimos, transtornados, as imagens ao vivo das torres caindo. Sentimos a angústia de não saber o que estava acontecendo, porquê e o que poderia acontecer em seguida.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.