junho 13, 2016

[Segurança] Descubra se a sua senha vazou

Com tantos vazamentos recentes de dados afetando milhões de usuários, é de se esperar que praticamente todo mundo foi exposto e teve alguma de suas senhas disponibilizadas online.

A conta de padeiro é simples: só os vazamentos de dados dos usuários do Myspace, Linkedin totalizam mais de 730 milhões de contas, ou seja, aproximadamente 10% de toda a população mundial pode ter sido afetada - ou cerca de 20% de todos os usuários da Internet.

Para descobrir se fomos afetados nestes vazamentos de dados, um profissional de segurança da Micrisoft criou o site "haveibeenpwned.com", aonde podemos fazer uma busca pelo endereço de correio eletrônico e descobrir se este e-mail consta em algumas das bases de dados expostas.



É uma ótima ferramenta para saber se em algum momento nossos dados foram expostos e, principalmente, se precisamos trocar nossas senhas com urgência.

Não custa lembrar que, independente dos vazamentos de dados, todos nós devemos cuidar muito bem de nossas senhas. Ou seja:
  • Usar senhas fortes, de difícil adivinhação;
  • Nunca "reutilizar senhas", ou seja, nunca usar a mesma senha em sites distintos;
  • Trocar periodicamente as senhas.
Para facilitar a vida, uma opção é ter um conjunto de senhas mais "fortes" para os seus sites e serviços princpais (tais como redes socisis, correio, senhas do trabalho, etc) e um conjunto de senhas fracas, de fácil memorização, para os sites e cadastros de uso esporádico.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.