junho 27, 2016

[Segurança] Malwares e Ransomwares atacando IoT

Recentemente pesquisadores de segurança da Trend Micro identificaram uma nova variante do ransomware FLocker que é projetado para infectar e bloquear dispositivos Android, incluindo smartphones, tablets e... Smart TVs!!!

O ransomware bloqueia a tela do dispositivo, exibindo uma mensagem falsa em nome da polícia (por exemplo, "U.S. Cyber Police"), dizendo que o usuário é suspeito de ter realizado crimes cibernéticos a partir daquele dispositivo. Assim, ele exige o pagamento de uma "multa" de 200 dólares, que deve ser paga com gift cards da iTunes.



A Internet das Coisas (Internet of Things, ou simplesmente IoT) diz respeito a todas as tecnologias que permitem conectarmos objetos, dispositivos e sensores a uma rede ou à Internet, e permite a interação entre estes dispositivos. Existem diversas aplicações para isso, tais como:
  • Carros inteligentes
  • TVs inteligentes
  • Refrigeradores
  • Computação vestível ("Wearables")
  • Outros sistemas embarcados, bem como dispositivos não computacionais.
Com a proliferação de dispositivos conectados na Internet, surgem também novas ameaças de segurança para eles, e os ciber ataques estão se tornando cada vez mais comuns.

No ano passado, um ataque cibernético envolvendo IoTs comprometeu mais de 100.000 Smart TVs, geladeiras e outros aparelhos inteligentes domésticos para enviar milhões de e-mails de spam. Em outro caso, foi descoberto um worm ppara sistemas Linux ("Linux.Darlloz") que sequestrou diversos eletrodomésticos inteligentes incluindo Routers, câmeras de segurança e impressoras, para minerar moedas criptográficas.

Outras informações (adicionado em 20/07/16):

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.