fevereiro 06, 2017

[Cidadania] Vigilância Governamental

O pessoal da Pública, uma agência independente de reportagem e jornalismo investigativo, lançou uma série especial de artigos sobre Vigilância, em que eles abordam o aparelhamento do estado e o uso de técnicas vigilância e repressão, como a infiltração de agentes policiais em organizações civis e nos protestos. Tal "evolução" foi motivado pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas do Rio de Janeiro, que fomentaram o crescimento do uso de técnicas de vigilantismo contra manifestantes a partir de 2013.



Em parceria com a Editora Criativa e a jornalista colombiana Olga Lucía Lozano, eles estudaram o Sistema Nacional de Comando e Controle, criado para monitorar terrorismo e protestos durante os grandes eventos esportivos. Eles também estudaram o uso frequente de infiltração de policiais e descobriram que a polícia têm usado justificativas legais nos Tribunais para promover esse tipo de ação.

O especial reúne as histórias dos infiltrados da polícia e os depoimentos de suas vítimas nas manifestações, com vídeos, revela os equipamentos utilizados e algumas estatísticas sobre os gastos realizados para compra de equipamentos de vigilânciana vigilância. O site também convida a participação da sociedade, colaborando em mapeamento colaborativo das câmeras de vigilância de rua no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.