fevereiro 22, 2017

[Segurança] A RSA Conference

Na semana passada tivemos mais uma edição da RSA Conference (ou "RSAC", para os íntimos), provavelmente o maior e mais importante evento do mercado de segurança em todo o mundo.


O evento surgiu em 1991, como um fórum para criptógrafos - hoje limitado a uma das diversas trilhas do evento e ao painel de criptógrafos que acontece após a cerimônia de abertura. Apesar de levar o nome da empresa RSA, este é um evento em que participa toda a indústria de segurança, que neste ano recebeu um público estimado de 40 mil pessoas, que lotaram as palestras e as duas gigantescas áreas de exposições. A RSAC ocorre principalmente no Moscone Center, um gigantesco centro de exposições na área central de São Francisco. Neste ano, além de tomar todas as três áreas disponíveis no Moscone Center, o evento também ocupou um espaço de eventos em um hotel próximo.




Haviam tantas pessoas no evento que a festa oficial, realizada na 5a feira a noite, aconteceu simultaneamente em 4 lugares diferentes!


A RSA Conference tem um foco muito maior em marketing e negócios do que foco técnico (embora existam centenas de palestras técnicas na grade), e ela é tão importante para a indústria de segurança que a maioria dos grandes fabricantes esperam a RSAC para lançar suas novidades. Lá, no centro de exposições, também é possível conhecer dezenas de pequenas empresas e startups, alguns apresentando suas inovações na área. Há tanta coisa para fazer e visitar durante o evento que muitas pessoas preferem não comprar o passe completo (que custa cerca de 2 mil dólares) e preferem o "Expo Pass", que pode ser obtido gratuitamente de alguns patrocinadores e dá direito a visitar "apenas" o piso de exposição e assistir alguns dos keynote speakers - mas não se engane, pois "só isso" pode te manter suficientemente ocupado por 2 ou 3 dias.

Neste ano também estava lá a vista de todos o SOC montado para o evento, um esforço em conjunto da RSA com a CISCO. Haviam pequenos "tours" a cada meia hora, aonde o pessoal parava em frente ao "aquário" do SOC e um dos empregados explicava o seu funcionamento. Um fato curioso é que, por decisão dos advogados das empresas envolvidas, todos os discos contendo os dados de rede capturados pelo SOC tiveram que ser destruídos no último dia do evento.


Algumas palestras da RSAC estão disponíveis no canal do evento no YouTube, assim como entrevistas e alguns vídeos interessantes.

Quer saber quais foram os temas mais presentes na RSA Conference deste ano? Dê uma olhada neste post. Também recomendo uma leitura neste artigo com os 11 principais ensinamentos da RSA Conference.

Nota: Fiz uma pequena atualização em 23/2 para incluir o link para um pequeno vídeo sobre o tour no SOC da RSAC. Veja o vídeo abaixo:


Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.