outubro 30, 2017

[Cyber Cultura] Hackers desde 1950

A origem do termo hacker vem desde bem antes do surgimento da Internet e dos computadores pessoais, e está associada ao Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) e ao Tech Model Railroad Club (TMRC), um grupo formado pelos estudantes desde 1946 e ativo até hoje em dia, que se tornou um dos mais famosos clubes de ferromodelismo do mundo. Eles mantinham um espaço com uma enorme maquete coom vários modelos de trens, totalmente automatizada, aonde experimentavam seus cnhecimentos de engenharia, eletrônica e automação.


Como explica um artigo da Wired extraido do livro "Hackers: Heroes of the Computer Revolution", o termo "hacker" surgiu dentro do MIT, inicialmene para representar algumas "pegadinhas" que acontecem tradicionalmente no instituto, mas depois foi assumida e popularizada pelo TMRC.

Dentro da subcultura dos participantes do clube, eles chamavam de "hack" qualquer projeto ou um produto construído não apenas para cumprir algum objetivo construtivo, mas que tivesse também algum enorme prazer em seu desenvolvimento. Para se qualificar como um hack, a façanha deveria ter alguma inovação, estilo e qualidade técnica. As pessoas que mais trabalhavam na área de "Signals and Power" do TMRC se auto-intitulavam "hackers" com grande orgulho.

O TMRC e seus hackers já eram bem ativos nos anos 50, antes mesmo do primeiro curso sobre programação em computadores ter sido oferecido no MIT, o que só aconteceu em 1959.

O artigo também conta como foi a primeira vez que um administrador de sistemas foi atacado por um hacker. Isso aconteceu quando um dos responsáveis por manter o IBM 704 sofreu uma "pegadinha" dos estudantes. Na época os estudantes não tinham acesso ao computador: eles entregavam seus programas escritos em cartões perfurados e recebiam o resultado de volta, impresso, alguns dias depois. Era proibido aos alunos encostar no computador. Para se vingar de um dos funcionarios que mantinham o IBM, um dos alunos, Peter Samson, encontou em uma loja de eletrônicos uma placa parecida com a utilizada para fixar os tubos a vácuo do computador da IBM. No meio da madrugada ele chegou para o operador e disse que o computador não estava funcionando, mas ele achou o problema, mostrando a placa como se ele a tivesse retirado lá de dentro. O cara quase desmaiou de desespero ao ver a cena.

O mais legal desse artigo, ao meu ver, é destacar que o termo hacker surgiu entre os estudantes de eletrônica que ocupavam o TMRC, ou seja, antes mesmo de existir a cultura de computação. Hoje o termo foi adotado pela área de segurança, mas suas origens estão lá, no mundo do hardware, da eletrônica.

O TMRC mantém uma página na qual explicam qual é o entendimento deles sobre o que significa a palavra hacker:
"We at TMRC use the term "hacker" only in its original meaning, someone who applies ingenuity to create a clever result, called a "hack". The essence of a "hack" is that it is done quickly, and is usually inelegant. It accomplishes the desired goal without changing the design of the system it is embedded in. Despite often being at odds with the design of the larger system, a hack is generally quite clever and effective."

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.