dezembro 24, 2017

Boas Festas !!!

Para todos nós esta é uma época de celebração e renovação. Independente da religião de cada um, todos nós nos juntamos em torno de um grande sentimento de confraternização.


Neste ano eu recebi uma mensagem de um colega do trabalho que me fez pensar. Ela começava com a frase abaixo:
"As the year wanes and the many different celebrations of the season begin around the world, one element continues to connect us all... It is an element as old as time and one that we use every single day as we fight for, and defend, the digital universe… Light!"

Ou seja, há um elemento comum a todas as celebrações que vivenciamos nessa época: a luz. A luz representa alegria, amor, vida, renascimento, energia, etc. Também representa a presença divina (ou espiritual, se você preferir assim). Junte a isso o aspecto prático, de iluminar as noites no período do ano em que ela é mais longa, na época do Solstício de Inverno no hemisfério Norte. Assim, surgiu a tradição de iluminarmos a noite de Natal, e hoje decorarmos nossas casas e cidades com um mar de luzes.


O oposto da luz é a escuridão. A escuridão também representa o mal que nos cerca, nos persegue, e que está presente no mundo real e no ciber espaço. Nós, que trabalhamos na área de segurança da informação, somos responsáveis por combater esse mal que está prestes a causar dano para qualquer usuário desavisado na Internet. Quantas pessoas não tiveram suas economias roubadas no piscar de um led de seu modem, ou sua vida pessoal devastada com suas fotos íntimas expostas? Não podemos nos calar frente as ameaças e nós, que temos o conhecimento técnico na área, temos que ajudar os usuários menos capacitados a se conectarem com segurança.

Quantas vezes você não se pegou conversando com seus amigos sobre como esse mundo está ficando chato, poluído, cercado de corrupção? Eu perdi a conta.

Cada um de nös tem que ser aquela pequena fagulha de luz que ajuda a iluminar a noite. Temos que ser parte da mudança para o mundo melhor que desejamos. Afinal, a luz consegue expulsar a escuridão, mas a escuridão não consegue apagar a luz.

Boas festas a todos, e um feliz 2018.


OBS: Post atualizado um pouco depois de publicado, para adicionar as imagens do presépio e da nossa "Árvore de Natal".

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Disclaimer: The views expressed on this blog are my own and do not necessarily reflect the views of my employee.